Desenvolvimento Social inaugura nova sede

16/08/2017

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, inaugurou na manhã de quarta-feira, 16, sua nova sede, situada à Rua Pimenta de Pádua, nº 1.865, no bairro Lagoinha. Até então, o setor atendia no mesmo endereço, mas no número 1.958. A mudança se deu para melhor atender à população em um local mais amplo. O evento contou com a presença do prefeito Walker Américo Oliveira, secretários de governo, vereadores, funcionários de diversos departamentos e da vice-prefeita Dilma Aparecida de Oliveira, que também responde pela pasta como secretária.

Em suas palavras, Dilma agradeceu o empenho de todos da equipe e o trabalho realizado de forma parceira com as demais secretarias municipais. “As demandas são muitas e o público assistido por nós está na vulnerabilidade, entre eles crianças, adolescentes, idosos e famílias de baixa renda”, ressaltou. O prefeito endossou a fala da secretária, dizendo que, apesar das dificuldades financeiras, a administração como um todo também é responsável pelas questões sociais. “Somos um corpo só com vários membros e, se cada um não ajudar, o corpo não anda”, afirmou.

Entre os serviços realizados pela Secretaria, está o planejamento, coordenação e execução da política municipal de assistência social, a integração de programas, projetos e subsídios voltados à proteção e defesa dos cidadãos, garantindo a proteção social em seus diferentes níveis e complexidades. Nela são resolvidas questões como o Cadastro Único (CadÚnico), Bolsa Família, carteirinha do idoso para transporte intermunicipal, passe livre, entre outros. O trabalho também é realizado em parceria com os conselhos municipais, entre eles o da Criança e Adolescente, o de Assistência Social, o dos Direitos do Idoso e o dos Direitos da Mulher – que ganhou uma sala exclusiva para atendimento na nova sede inaugurada.

Atuam em conjunto com a Secretaria, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) – núcleos Mocoquinha, Santa Tereza, Guardinha e o volante, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e o Conselho Tutelar – estes dois últimos também ganharam novas sedes recentemente. A inauguração teve a bênção do padre Luiz Januário dos Santos, da paróquia de Nossa Senhora da Abadia. Em sua homilia, ele destacou trecho do Evangelho explicando que o dinheiro público deve ser utilizado para ajudar as pessoas. Desde janeiro deste ano, a área social ganhou vida própria com a criação da Secretaria que, até então, estava vinculada à pasta da Saúde.

fotos: Denis Menezes