Paraíso reivindica espaço do Psiu

07/08/2017

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso vai reivindicar junto ao Governo do Estado de Minas Gerais a utilização do prédio onde atualmente funciona o Posto de Serviço Integrado Urbano (Psiu), na Rua Pimenta de Pádua, nº 1.237, centro. O prefeito Walker Américo Oliveira terá um encontro com o governador Fernando Pimentel nesta semana em Passos e está agendando reunião em Belo Horizonte, para conversar sobre o assunto. O município pretende ampliar a prestação de serviço existente no local, melhorando o atendimento à população.

Paraíso é uma das cidades em que o Estado pretende implantar um novo modelo de Parceria Público-Privada (PPP) através de 23 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), nos locais onde hoje funciona o Psiu. Segundo o Governo, a iniciativa representa economia para o Executivo e mais qualidade no atendimento ao cidadão. Por meio das UAIs, o Estado uniformiza os padrões de atendimento, amplia a qualidade e a eficiência dos serviços prestados e elimina o custo de implantação das unidades.

Outra vantagem é a redução do custo operacional a partir da implantação do sistema de contraprestação baseado em um valor fixo por pessoa atendida, conhecido como Valor Padrão de Atendimento (VPA). As UAIs fazem parte do Projeto Estruturador Descomplicar, coordenado pela Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, e oferece aos cidadãos acesso rápido a diversos serviços, entre eles, emissão de Carteira de Identidade e de CPF, atestado de antecedentes criminais, seguro desemprego, intermediação de mão de obra, entrega  de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emissão de passaporte, entre outros.

"Pretendemos dialogar sobre esta questão para mantermos o atendimento naquele prédio que é localizado em região central da cidade", anuncia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ulisses Araújo. Ainda de acordo com o prefeito Walker Américo, existe o interesse do município no espaço e esta é a razão da procura pela negociação. “A nossa intenção é criar um Centro de Serviços Compartilhado, com melhorias nos atendimentos já prestados e  inclusão de outros; pretendemos criar uma Sala do Empreendedor, além de implantarmos mais benefícios para a comunidade", acrescenta.

fotos: Denis Menezes