Segurança testará novo modelo de monitoramento

05/07/2017

Representantes dos órgãos de segurança pública de São Sebastião do Paraíso voltaram a se reunir nesta semana na Prefeitura para debater o novo projeto de monitoramento por câmeras que se pretende implantar no município. “Tivemos mais um avanço nas conversações que vai nos possibilitar testar um modelo, conforme as condições técnicas existentes na Prefeitura”, admitiu o secretário municipal de Segurança Pública, Miguel Felix de Souza. A próxima etapa será a realização de orçamento para que os equipamentos a serem utilizados possam ser adquiridos.

A reunião contou com a participação do prefeito Walker Américo Oliveira, dos representantes da polícia Militar e Civil, Guarda Municipal, das agências bancárias e do presidente da Associação Comercial e Industrial, Ailton Rocha de Sillos. Foi o terceiro encontro das lideranças desde que a agência do Banco Mercantil foi alvo de uma quadrilha de ladrões que explodiu o estabelecimento localizado no centro da cidade há um mês. Nos encontros anteriores começaram a ser delineadas estratégias para inibir ação marginal e possibilitar melhores condições para atuação dos órgãos de segurança em ações preventivas e repressivas.

Conforme Miguel Felix, neste terceiro encontro já foi possível apresentar uma proposta concreta do que se pretende  oferecer. “Vamos ampliar e reforçar a cobertura da área onde é feito o monitoramento por câmeras”, anuncia. Para isso, uma das propostas é levar o serviço e centralizá-lo na sede da Guarda Municipal, que atualmente funciona em uma ala da Arena Olímpica João Mambrini.

Também participaram da reunião representantes do setor de Informática da Prefeitura que falaram sobre a disponibilidade do serviço e a questão técnica da captação e transmissão das imagens até a base operacional na Arena. Conforme o responsável pelo setor, Gustavo de Paula, nos próximos dias já será possível realizar um teste do sistema e que as autoridades de segurança e os gerentes de banco poderão acompanhar como será o funcionamento. Segundo o secretário de Segurança, serão criados pelo menos oito novos pontos de monitoramento — incluindo as entradas e saídas da cidade. “Serão monitoradas as entradas das BRs 265 e 491, a MG 050, as vicinais e reforçaremos pontos estratégicos no centro e próximo às agências”, ressalta Miguel.

fotos: Denis Menezes