Prefeitura realiza sinalização no bairro Nascentes do Paraíso

21/06/2017

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, realizou a sinalização de trânsito horizontal e vertical nas ruas do bairro Nascentes do Paraíso. Conforme informações da engenheira de Trânsito, Walquíria Caetano de Pádua Vieira, a legislação atual já determina que os novos loteamentos sejam dotados de um Plano de Mobilidade. “Como este era um empreendimento antigo e que teve um crescimento muito rápido e inclusive tem registrado um movimento considerável de veículos, promovemos este trabalho”, comenta.

Em anos anteriores, a liberação dos empreendimentos era feita sem que houvesse a obrigatoriedade do loteador fazer a sinalização de trânsito e a responsabilidade acabava recaindo , posteriormente, sobre a Prefeitura. “Agora isso mudou e desde a implantação do Plano Diretor e a criação do Plano de Mobilidade Urbana onde foram criadas diretrizes e mecanismos que permite Secretaria e ao Departamento de Trânsito da Prefeitura avaliar toda esta situação”, descreve a engenheira.

O Nascentes do Paraíso é um dos empreendimentos entre vários bairros surgidos antes da nova legislação em que a Secretaria Municipal de Trânsito está promovendo a sinalização. No local existem 15 ruas e mais de 30 cruzamentos, além de um fluxo de veículos intenso que motivou a tomada de providências. “Assim que foram liberadas, as construções surgiram rapidamente e mesmo distante do centro, é um lugar que concentra uma considerável movimentação de veículos, sendo necessário dotar o local da devida sinalização”, explica Walquiria Caetano.

A engenheira acrescenta que outros locais da cidade que estão na mesma situação estão sendo estudados para receber o mesmo serviço. Além disso, a Prefeitura também colocou algumas placas com nomes das ruas no bairro Nascentes do Paraíso. “Estamos atendendo as exigências da legislação que obriga que a rua ao ser aberta precisa ser sinalizado. Esta é uma obrigação que conforme a nova legislação é de responsabilidade dos empreendedores”, descreve Walquíria.

Ela ressalta também que em função das novas leis o Plano de Mobilidade é analisado quando o projeto do loteamento é apresentado na Prefeitura. “Isso nos permite regulamentar detalhes referentes a dimensão das ruas, possibilita planejar quais tipos de vias se local, coletora, arterial ou mesmo se teremos  vias em mão dupla ou sentido binário que será implantado e toda estas diretrizes devem constar no projeto e passam pelo Departamento de Trânsito”, enumera.

O Plano de Mobilidade Urbana (Plamob) de São Sebastião do Paraíso foi implantado em 2012 e é considerado um instrumento de orientação da política urbana, vinculado ao Plano Diretor Municipal. Ele tem por objetivo proporcionar o acesso a toda população às oportunidades que a cidade oferece, com oferta de condições adequadas ao exercício da mobilidade da comunidade e da logística de circulação de bens e serviços.

Dárcio Cantieri — Outro local que nesta semana recebeu sinalização do Departamento de Trânsito, foram as aberturas nos canteiros da Avenida Dárcio Cantieri. Esta medida possibilita que os condutores possam realizar o retorno ou mesmo entrar e sair nos bairros Jardim América, Daniela e adjacentes. “A sinalização está pronta, mas a via seguirá fechada nos próximos dias e deverá ser aberta na próxima semana, uma vez que ainda está em fase de cura do concreto”, informa a engenheira.