Sedeagro leva produtores rurais à Hortitec

20/06/2017

Como vem acontecendo nos últimos anos, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, vai levar os produtores de hortifrutis do município à Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (Hortitec). O evento neste ano chega à sua 24ª edição e acontecerá entre os dias 21 a 23 de junho, em Holambra/SP. A feira por sua tradição é conhecida como uma das maiores da América Latina no setor é apontada como oportunidade os produtores estarem em contato com as mais novas e interessantes tecnologias e produtos do mercado para os horticultores.

A expectativa da Secretaria é que neste ano, pelo menos 45 produtores possam participar da visita que está agendada para o próximo dia 22 de junho. Para tanto a Prefeitura disponibilizou um ônibus que deixará Paraíso na madrugada de quinta-feira e retornará no começo da noite. “Esta visita já se tornou uma tradição para os nossos horticultores que irão em busca do conhecimento de novos conhecimentos, técnicas de manejo. Elas também poderão ter acesso a exposição de técnicas de manejo, cultivo protegido e culturas intensivas”, enumera Marco Aurélio Alves de Paula, chefe de departamento de Agricultura da Secretaria.

Ele ainda acrescenta que durante a visita os horticultores do município terão a possibilidade de acompanhar o lançamento de novos defensivos e fertilizantes para o setor. “Na Hortitec é possível ver e acompanhar de perto a força que o setor tem e representa para a economia do País”, anuncia. Marco Aurélio aponta que as empresas multinacionais estarão presentes em grande número.”A expectativa dos organizadores é de que haverá 460 expositores, com presença de público superior a 30 mil visitantes não do Brasil, mas também de outros países do mundo todo”,acrescenta.

Ainda de acordo com a Sedeagro, a horticultura tem sido uma atividade importante para a economia do município. “São vários aspectos que podem ser evidenciados que vão desde os números da produção, do consumo, das variedades produzidas, bem como o movimento de recursos e até a geração de empregos”, acrescenta Marco Aurélio. Outro destaque é que grande parte das mudas são produzidas na estufa e viveiros do município. “Há um conjunto de fatores que vão desde a produção até a comercialização que estão sendo trabalhado com os horticultores que ajudam a aquecer a economia local, com a produção de alimentos de qualidade que abastecem as nossas feiras, mercados, a merenda escolar e ainda abastece as redes de supermercados de outros municípios e regiões próximas de Paraíso”.