Melhorias no sistema de segurança são debatidas

19/06/2017

Uma nova reunião envolvendo a gestão municipal, forças de segurança pública, representantes das instituições bancárias, do empresariado e vereadores discutiu a revitalização do sistema de monitoramento por câmeras no município de São Sebastião do Paraíso. O encontro foi realizado na manhã de segunda-feira, 19 de junho, no Teatro Municipal Sebastião Furlan.

Esta medida foi sugerida pelo prefeito Walker Américo Oliveira durante reunião anterior — realizada no dia 8 de junho, dias após a ação ousada de marginais que explodiram caixas eletrônicos em uma agência do Banco Mercantil, com disparo de mais de 50 tiros no centro da cidade, quando houve confronto com policiais, antes de fugirem sentido estado de São Paulo.

Na reunião desta segunda, a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil apresentou um levantamento de locais que receberiam as câmeras e demais equipamentos necessários para a sua implantação, bem como a demanda operacional para que o sistema funcione de forma eficiente no combate à criminalidade. Segundo o estudo da Secretaria, seria necessário implantar câmeras no centro da cidade e em especial nas entradas e saídas do município, como forma de inibir a ação de marginais e monitorar qualquer atitude suspeita identificada pela central de monitoramento, que funcionaria na Arena Olímpica e que hoje já conta com uma estrutura capaz de abrigar o serviço.

Dentre os locais especificados para receber as câmeras de vigilância, estariam o trevo de entroncamento das rodovias BR 491 e MG 050, a rodovia Pedro Luiz Cerize na saída para São Tomás de Aquino, o trevo das BRs 265 e 491 e as avenidas João Pereira de Souza, Alfredo Campolongo (na saída da igreja da Noca), Samuel Soares (saída para Jacuí), maestro Joaquim Souto (saída para Guardinha via estrada do Sapé), Brasil e Zezé Amaral. A região central e Lagoinha também receberiam o equipamento.

As câmeras serão em alta resolução, dotadas de sistema infravermelho e que possibilitam o monitoramento mesmo à noite e sem iluminação artificial. Contarão, ainda, com o sistema de energia solar, não sendo necessária a ligação de eletricidade para seu funcionamento. Todas as imagens serão gravadas em sistema multi HD para maior segurança e para que se evite a perda dos arquivos. Para o monitoramento seriam destacados oito servidores da Secretaria que trabalhariam em escala e quantidade necessários para que a vigilância seja efetiva e alcance os resultados esperados.

“Esse sistema vai possibilitar que toda a população possa usufruir de seus benefícios, quem circula pelo centro, o cidadão que vem pagar sua conta ou receber seu dinheiro contará com a vigilância ofertada pelas câmeras. Os bairros também sentirão o efeito positivo com o controle que a cidade vai passar a contar com a efetivação desse serviço. Paraíso é a nossa segunda casa, e vamos cuidar com muita atenção e dedicação da cidade”, destacou o prefeito Walker Américo.

“É importante frisar que, como o monitoramento vai ser ativo na vigilância da entrada e saída da cidade, até os moradores da zona rural se beneficiarão, pois, o sistema com certeza irá inibir a ação de bandidos nas propriedades rurais, e se vierem a ocorrer, o monitoramento poderá auxiliar na identificação de quem cometeu o crime”, completou a vice-prefeita Dilma Aparecida Oliveira.

O presidente do Sicoob Nossocrédito, Leonardo Diogo, destacou a importância da ação em prol dos moradores da cidade. “Temos que olhar o interesse coletivo da população e, sabendo das dificuldades financeiras do país, estado e município temos que ser proativos e fazer a parte que nos cabe. Esse projeto vai proteger todos os moradores da cidade e a busca do consenso em cima da proposta apresentada será um avanço na segurança pública de Paraíso”.

No decorrer da reunião, o secretário de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, Miguel Félix, apresentou os custos do sistema de monitoramento com as câmeras, cabos e central — orçado em R$ 392.844,00. “De início a proposta é que o valor final fosse dividido de forma igual entre as 12 instituições bancárias e cooperativas de crédito instaladas no município, já que esse sistema vai beneficiar de forma direta as agências, funcionários e usuários”, explicou o secretário. Ao final ficou definido que os representantes das agências bancárias levariam a proposta para ser discutida internamente e ficou definido o dia 5 de julho como a data para um novo encontro e definição das ações a partir da aprovação ou não do orçamento apresentado.

Participaram da reunião também a comandante da Guarda Municipal Silvia Helena Ribeiro, o comandante da 20ª Companhia de Polícia Militar Independente, tenente coronel Joelmar Lucas Andrade, o delegado da Polícia Civil Thiago Bordini, o presidente da Associação Comercial (Acissp), Ailton Rocha de Sillos, os vereadores Vinício José Scarano Pedroso, Luiz Benedito de Paula, Lisandro José Monteiro, Ademir Aparecido Ross, Paulo César de Souza e os representantes das agências bancárias e cooperativas de crédito que atuam no município.

fotos: Denis Menezes