Palestras abordam Licenciamento Ambiental e Segurança do Trabalho

06/06/2017

Duas palestras foram realizadas no anfiteatro da Libertas Faculdades Integradas promovidas em conjunto pela instituição e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso. O tenente-coronel Gilson de Oliveira Wenceslau e o advogado Marcelo José de Pádua foram os palestrantes. Na oportunidade eles falaram para a comunidade acadêmica sobre os temas Licenciamento Ambiental Municipal e Segurança do Trabalho.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente Yara Lourdes de Souza Borges, foram duas palestras com temas pertinentes ao meio ambiente e com focos diferentes. “Todas as duas apresentações tiveram um conteúdo que veio a acrescentar muito em termos de conhecimento para a nossa comunidade, por serem tratados de assuntos que estamos vivenciando no nosso dia a dia”, disse.

O comandante Wenceslau destacou que este é um importante trabalho realizado junto à comunidade acadêmica. “O meio ambiente é uma questão de vida e mostramos que trata-se de um assunto multidisciplinar que se adequa a todas as profissões e necessário para que tenhamos um meio ambiente preservado e conservado”, comenta. Ele agradeceu a oportunidade e se disponibilizou a fazer outras contribuições sobre o assunto em novos trabalhos.

Na sequencia o professor e advogado Marcelo José de Pádua afirmou que teve a oportunidade de trabalhar de forma efetiva durante a Semana de Meio Ambiente junto à Secretaria e também com as palestras na Libertas, onde ele faz parte do corpo docente. “Esboçamos de forma simplificada para que os estudantes dos vários cursos que participaram aqui conosco possam esboçar um novo caminho”, opina. Ele ressaltou a importância de aspectos como a prevenção e precaução “são aspectos fundamentais e estão entre os princípios básicos das normativas da Segurança do Trabalho”, completa.

A secretária acrescentou que o município está em fase de preparação para se credenciar para emitir o Licenciamento Ambiental Municipal. “Estamos nos credenciando para este processo que será um grande ganho pela agilidade e na facilidade de análise que beneficiará tanto a prefeitura como as empresas do município”, acrescenta. Yara e representantes da secretária estiveram em Varginha, no dia 2 de junho tratando deste assunto junto com outros municípios.

fotos: Denis Menezes