Secretaria promove caminhada no Dia do Meio Ambiente

06/06/2017

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou na manhã de segunda-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, uma caminhada de conscientização da comunidade. O evento contou com a participação de estudantes da rede municipal de ensino e também de integrantes do projeto Vida Ativa. Funcionários públicos e outras pessoas da comunidade se juntaram ao grupo ao longo do percurso.

A concentração foi na Praça da Abadia, mesmo local de onde no domingo foi dada a largada do Trekking Ecológico, também promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os participantes saíram em caminhada por um percurso de menos de uma hora até a Praça comendador José Honório, no centro de Paraíso. “Tivemos a caminhada com grande participação das escolas, das integrantes da programa Vida Ativa, que durante o percurso fizeram uma panfletagem com a conscientização sobre o descarte correto dos resíduos urbanos”, descreveu a secretária Yara de Lourdes Souza Borges.

Ela destaca que o tema trabalhado neste ano refere-se a questão do Licenciamento Ambiental Municipal e também o descarte de resíduos sólidos. “Elaboramos um folheto com informações sobre os materiais que, com frequência são gerados nas residências e que, às vezes, as pessoas não sabem como dar a destinação correta”, comenta a secretária. Já a Polícia de Meio Ambiente realizou um jogo educativo com os alunos das escolas onde é desenvolvido o Programa de Educação Ambiental (Progea) no município.

Na Praça da Matriz foram montadas tendas para a exposição de trabalhos artesanais com a participação de integrantes da Associação Feira da Estação, além dos trabalhos feitos nas escolas municipais com alunos que estudam em tempo integral. Foram apresentados produtos como tapetes, detergente e sabão com materiais reciclados. Da mesma forma, os artesãos expuseram e comercializaram uma série de produtos feitos a partir de caixas de leites e outras embalagens de papelão, vidros, tecidos entre outros materiais. “Nós reciclamos estes materiais que são transformados em novos produtos, enfeites, embalagens e são reaproveitados”, comenta a artesã Heloisa Santana.

VEJA MAIS FOTOS da Caminhada de abertura em nosso álbum no Facebook.