Semam aponta ações de destaque da administração

06/06/2017

A secretária municipal de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges, apresentou na segunda-feira, 5 — Dia Mundial do Meio Ambiente, um balanço com as principais ações que estão sendo desenvolvidas em São Sebastião do Paraíso, dentro da atual administração. Ela comenta que o município tem feito um trabalho de resgate de várias ações ao mesmo tempo que tem desenvolvido programas e aderido a projetos ligados ao setor. “São ações importantes, várias delas em parceria com a comunidade,com as empresas e instituições que visam oferecer melhor qualidade de vida à nossa população”, define.

Yara disse que desde o primeiro momento em que assumiu a secretaria, no início da administração do prefeito Walker Américo — ainda na fase interina no ano passado e, depois com a nova gestão iniciada em 2017, tem sido desenvolvido um trabalho intenso. “Temos atuado no sentido, primeiro de identificar os problemas e depois na criação de projetos e programas que a gente vinha desenvolvendo”, conta. Ela disse que foi realizado um diagnóstico para levantar as demandas do setor.

Um dos principais problemas existentes era em relação ao Aterro Sanitário que estava funcionando de maneira inadequada. “A Prefeitura tinha sido autuada e estávamos em uma situação complicada quando começamos a operar dentro de uma realidade mais próxima do ideal possível”, comenta. Yara cita que foi refeita a cerca viva, reforma das canaletas e novamente foi retomada as análises das águas subterrâneas. “Estamos caminhando dia a dia para não perdermos de forma alguma a nossa Licença Operacional”, ressalta.

Outra ação de resgate que está sendo feita é em relação ao credenciamento do ICMS Ecológico. O município tinha perdido este benefício na gestão passada e agora está trabalhando para credenciar novamente. “Isso deve acontecer no segundo semestre e de certa forma ajudará no desenvolvimento das nossas ações”, aponta.

A secretária relata ainda que em relação a coleta seletiva, o serviço estava desestruturado. “Conseguimos colocar dois caminhões em funcionamento, mesmo com dificuldades. Arrumamos estes veículos com a doação de empresas e parcerias”, cita. Yara menciona também que várias escolas estão engajadas numa gincana permanente ação que conta com apoio não só dos alunos, mas das diretoras, professoras e comunidade escolar. “É um trabalho que se estende aos bairros e que ajuda a ampliar a quantidade de resíduos coletados”, completa.

Ações também estão sendo desenvolvidas na Lagoinha visando manter a qualidade da água sem que haja contaminação dos peixes. “Temos também o depósito de resíduos, inclusive realizamos semana passada um encontro com as empresas de caçambas para melhorarmos a coleta e termos uma maior conscientização em relação ao descarte correto deste material”, assinala Yara. Ela acrescenta ainda que funcionários da fiscalização tem se reunido com a equipe da Secretaria para analisar a questão da disposição dos resíduos industriais. “Não queremos prejudicar nenhuma empresa, porque sabemos que a nossa economia depende delas, mas temos o compromisso de fazermos o trabalho bem feito”, pondera.

Outro projeto que também está em fase de estudos é referente a revitalização das lagoas do San Genaro. Trata-se de uma ação que envolve outras secretarias da administração, tem a participação da Câmara Municipal e de outras empresas e pessoas da comunidade. “Estamos em contato com a UEMG, através das faculdades de Engenharia Ambiental e Civil e na semana que vem teremos mais uma reunião com os professores para tentarmos celebrarmos um convênio de parceria para que a universidade participe e nos ajude a desenvolver o melhor projeto, analisar a estabilidade, os taludes, a qualidade da água e o que deve ser feito para a revitalização da região”, finaliza a secretária.