Aula sobre ecologia no Parque da Serrinha abre Semana do Meio Ambiente de Paraíso

02/06/2017

A realização de uma aula do PROGEA (Programa de Educação Ambiental) da Polícia de Meio Ambiente para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, da E.M. Ibrantina Amaral marcou o início da programação da 19ª Semana do Meio Ambiente, em São Sebastião do Paraíso. Até o próximo dia 11 estão programados vários eventos como a realização de trekking, palestras, caminhada, oficinas e camping para celebrar a data.

Para os estudantes que estiveram no Parque das Águas da Serrinha a visita ao local teve um sabor especial e uma oportunidade de aprendizado que saiu da teoria e foi desenvolvido na prática com a caminhada pelas trilhas e visita aos viveiros. Conforme o Cabo PM, Robson Augusto Domingos, o PROGEA tem por objetivo estimular estudantes a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos sócio-ambientais. "Trabalhamos com o desenvolvimento de ações que visam contribuir para a preservação ambiental, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida", diz.

Robson destaca ainda que que o objetivo deste trabalho é fazer com que os alunos reflitam sobre o ambiente em que eles estão inseridos. Em Paraíso o programa abrange uma escola da cidade, a E.M.Ibrantina Amaral e outra da zona rural, no caso, a E.M. Napoleão Volpe. "Fazemos esta interação para que eles percebam a importância entre estes dois mundos onde tentamos fazer com que eles vejam que tudo é importante.

A professora Sandra Helena Lana Minto ressalta que a visita ao Parque da Serrinha é uma oportunidade dos alunos conhecerem na prática os vários assuntos e temas que são apresentados em sala, nas aulas de ciência. "Ele podem conferir de perto detalhes sobre as plantas, a vida animal e o meio ambiente e eles ficam encantados. O aluno João Paulo Ramos Rodrigues de Oliveira conta que foi sua primeira visita. "Amei, foi um passeio muito legal onde aprendemos a importância de cuidar das plantas e preservar o meio ambiente", diz. Vitória Gabrielli disseque foi uma aula diferente. "Pudemos caminha nas trilhas, ver as plantas, os viveiros, foi muito divertido", comenta.

Programação

A programação sobre a Semana do Meio Ambiente prosseguirá neste final de semana em Paraíso. No domingo,4, acontecerá a realização do VI Trekking Ecológico. A saída será às 8h00 da Praça da Abadia, com chegada no Parque das Águas da Serrinha. Na segunda-feira,5, haverá caminhada de conscientização de descarte de resíduos sólidos Urbanos. A concentração será na Praça da Abadia às 8 horas da manhã e o deslocamento seguirá em direção a Praça Comendador José Honório.

Ainda na segunda-feira,5, Dia do Meio Ambiente, serão realizadas duas palestras no Anfiteatro da Faculdade Libertas Integradas, a partir das 19h30. A primeira terá como tema "Licenciamento Ambiental Municipal" com o Tenente Coronel Gilson de Oliveira Wenceslau. Em seguida, Marcelo José de Pádua abordará o tema Meio Ambiente do Trabalho. Confira no quadro a seguir a programação completa dos eventos a serem desenvolvidos.

ATIVIDADES

02 de junho - Progea no Parque das Águas da Serrinha - 08h00

04 de junho - VI Trekking Ecológico (saída da Abadia e chegada no Parque da Serrinha) 08h00

05 de junho - Caminhada de Conscientização de Descarte de Resíduos Sólidos Urbanos 08h00