Prefeitura define apoio aos produtores e feirantes

30/05/2017

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, realizou duas reuniões na tarde de segunda-feira, 29. O primeiro encontro teve a participação de técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) com o objetivo de fomentar a produção nas comunidades rurais. No segundo momento houve outra reunião com feirantes e Vigilância Sanitária quando foram debatidas normas para organizar e melhor funcionar as feiras livres na cidade.

De acordo com a secretária Yara de Lourdes Souza Borges, na primeira reunião também houve a participação da vice-prefeita, Dilma Oliveira e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ulisses Araújo. “Temos realizado visitas técnicas nas propriedades e percebemos que várias delas merecem um olhar especial para definir o segmento de produção e como podemos apoiá-las para se desenvolverem ainda mais”, diz. O objetivo é fortalecer a agricultura do município através das empresas apoiadoras através destes órgãos que possuem um corpo técnico qualificado para auxiliar no diagnóstico do que pode ser feito.

Conforme Yara a intenção é promover estudos e fundamentar ações que poderão ser levadas aos produtores. “A questão é trabalhar com segurança, conhecer cada região produtora e ver suas potencialidades para que possa ser oferecido o apoio necessário e que os produtores sejam bem sucedidos”, avalia.

Feirantes — O segundo encontro teve a presença de funcionários da Vigilância Sanitária e do IMA. Também participaram o presidente da Câmara Municipal, Marcelo de Morais e os vereadores Luiz Benedito de Paula, Maria Aparecida Cerize Ramos, Ademir Ross, Lisandro Monteiro e José Luiz das Graças. “Falamos sobre as formas de adequações dos produtos para que atinjam os padrões exigidos e é necessário que os feirantes se adequem a isso”, informa Yara Borges.

Na oportunidade foi formada uma comissão mista que irá trabalhar no sentido de fazer as adequações da legislação para que o setor possa se organizar. De acordo com a secretária, trata-se de um trabalho intenso, mas que vem sendo realizado de forma gradativa. “Aos poucos estamos fazendo esta padronização através de várias etapas”, completa.

A feirante Maria do Carmo Soares de Souza disse que está satisfeita com a organização oferecida pela Prefeitura através da Sedeagro. “Acho importante e temos de participar sim, pois, há sempre um motivo para melhorarmos ainda mais”, observa. Ela diz que trabalha na feira cinco dias por semana e a busca da melhoria tem sido uma constante. “Cada um deve fazer a sua parte, o pessoal é participativo e está presente faça sol ou chuva estamos lá com produtos fresquinhos, com variedades e preços bons e os consumidores tem gostado”, finaliza.

fotos: Denis Menezes