Estudantes visitam aterro sanitário

15/05/2017

Um grupo de alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal professora Maria de Lourdes Dizaró, bairro Santa Tereza, visitou o aterro sanitário de São Sebastião do Paraíso. Conforme a secretária municipal de Meio Ambiente, Yara Lourdes de Souza Borges, a iniciativa é muito importante por ajudar no processo de conscientização e agregar valor a um trabalho que já é feito junto à comunidade sobre a correta destinação do lixo recolhido na cidade. Ela disse ainda que a operacionalização do aterro deverá passar por um processo de licitação, sendo, posteriormente, administrado por um consórcio.

As visitas dos alunos aconteceu no início do mês e eles tiveram a oportunidade de conhecer como é o modelo de funcionamento do local. Durante a presença dos estudantes no aterro foi explicado sobre como é feita a destinação do lixo doméstico coletado em Paraíso. "Aqui no aterro é recebido este material que estamos acondicionando da maneira mais correta possível, para estes resíduos que aqui tem seu destino final", comentou a secretária.

Os alunos demonstraram bastante interesse sobre o assunto e a visita ao local proporciona uma visão mais realista sobre como compreender a questão do aterro sanitário. Um dos detalhes explicados é que a separação do material reciclável feito nas casas pelos moradores ajuda a garantir a maior vida útil ao aterro que está em operação em Paraíso desde março de 2013 e recebe cerca de 50 toneladas de rejeitos por dia.

Os alunos estavam acompanhados pelo professor Cícero Barbosa e foram assistidos pelo engenheiro ambiental, Gabriel Neri Cruz Novais e pela fiscal e educadora ambiental, Mônica Rodrigues Pinto. "É uma importante iniciativa, porque estes alunos se tornam multiplicadores das informações que foram passadas a eles e isso nos ajuda a alcançar um maior índice de conhecimento sobre a importância do aterro dentro da comunidade", explica Gabriel.