Prefeitura prepara 1ª Semana do Bebê

06/04/2017

“Todos Juntos pela Infância”. Este é o lema da 1ª Semana do Bebê de São Sebastião do Paraíso, evento organizado pela Prefeitura através das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, com a parceria de escolas públicas e particulares, creches, conselhos como Criança e Adolescente, Tutelar, Direitos da Mulher, Santa Casa e redes de assistência médica, como Ampara e Unimed. Diversas atividades foram programadas para acontecer de 24 a 29 de abril no município.

A Semana foi instituída através da Lei Municipal nº 4.417, sancionada pelo prefeito Walker Américo Oliveira em 19 de dezembro de 2016. O projeto é de autoria da atual vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Dilma Aparecida de Oliveira — que na época exercia o cargo de vereadora. Entre os principais objetivos estão contribuir para a diminuição do índice de mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida das crianças de 0 a 3 anos, diminuir as situações de exclusão social decorrente da gravidez precoce, informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da primeira infância e conferir visibilidade social às ações pertinentes à questão, em desenvolvimento no município de São Sebastião do Paraíso.

Uma Comissão formada por sete pessoas está à frente da programação que inclui palestras para pais e jovens, atividades lúdicas para bebês de 0 a 6 anos, distribuição de cartilhas, estandes, oficinas, exposição, apresentações artísticas e culturais e até a entrega da chave da cidade ao “bebê prefeito” — com direito à sessão de fotos, à primeira criança que nascer em Paraíso no hospital da Santa Casa no dia 24 de abril, início do evento.

“Esta semana é o primeiro passo para chamarmos a atenção das pessoas sobre os cuidados à primeira infância, movimento surgido em 1942 quando foi criada a antiga Legião Brasileira de Assistência (LBA) – órgão assistencial fundado pela ex-primeira dama Darcy Vargas com o objetivo de ajudar as famílias dos soldados enviados à Segunda Guerra Mundial”, afirmou a vice-prefeita Dilma Oliveira. Através da LBA, transformada em Fundação no ano de 1969 e vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência Social, desenvolveram-se os Postos de Puericultura, voltados aos cuidados com o ser humano em desenvolvimento, mais especificamente com o acompanhamento infantil.

De acordo com Ana Elizabete Carvalho Pádua, que integra a comissão organizadora, existem muitas atividades feitas de forma isolada na cidade pelos segmentos que atuam com bebês. “Queremos unir forças, juntar todas estas ações aqui em Paraíso em um mesmo propósito e não apenas inventar mais um programa”, ressaltou. Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. “Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto, por isso, representa uma janela de oportunidades”, completa a coordenadora pedagógica. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social. “O que acontece na infância fica para a vida inteira”, conclui.

Pela Lei, a Semana do Bebê passa a integrar o calendário oficial de eventos do município, sendo realizada anualmente na segunda quinzena do mês de abril. Este ano o evento também conta com o apoio da TV Sudoeste e rádios Paraíso AM e FM. A programação completa será divulgada em breve.

fotos: Adriano Silva