Codema delibera vários assuntos em Paraíso

03/04/2017

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema), de São Sebastião do Paraíso realizou sua reunião mensal na quarta-feira, 29 de março. O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Meio Ambiente e teve a participação de representantes de vários segmentos. “As reuniões são muito produtivas e participativas com amplos debates dentre os vários assuntos que são apresentados”, comenta a secretária da pasta, Yara de Lourdes Souza Borges.

Na pauta de convocação elaborada por José Francisco de Castro, presidente do órgão, estava previsto o debate de pelo menos quatro temas. “Nós fazemos o chamamento de todos os representantes, tanto da parte governamental como da sociedade civil, e reforçamos dizendo que a presença dos conselheiros é muito importante, vindo de encontro com os anseios da população, para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade”, esclarece. Entre os temas debatidos consta a apresentação de Laudo de Defesa Civil, licenciamento ambiental municipal, laudo do engenheiro para corte de árvores e corte de árvores.

Conforme a secretária de Meio Ambiente, o trabalho realizado é muito sério e tem uma abrangência muito grande. “Normalmente surgem os questionamentos, as dúvidas, mas é importante que os membros sejam conscientes de todas as decisões, dos processos e das ações que são apresentadas e levadas a plenário”, acrescenta. Yara diz que as dúvidas são sanadas porque as pessoas não podem sair com uma interrogação na cabeça. “São aspectos que interferem no crescimento da cidade, na proteção ambienta, na qualidade de vida das pessoas”, aponta.

Como exemplo dos debates ocorridos, ela cita a preocupação as Áreas de Preservação Permanentes (APPs). “Estamos sendo cobrados e da mesma forma estamos cobrando dos responsáveis que executam obras nestes espaços, sendo que é necessária a autorização para a intervenção nessas áreas”, comenta. Segundo a secretária, toda a preocupação em seguir a legislação visa evitar problemas como ocorrem em grandes centros e em outras cidades, com erosões, invasões das casas pelas águas pluviais. Temos muitas nascentes então é preciso se preocupar, preservar e proteger estas áreas”, relata.

Podas e remoções — Outro assunto que sempre está na pauta das reuniões do Codema são os pedidos de poda e corte de árvores. “É da competência do Conselho deliberar ou não pelo corte. Como temos um Plano Municipal de Arborização há alguns anos, ele vem sendo implantado de maneira responsável”, conta. Yara diz que existem muitas espécies que são inadequadas e que exigem reparos permanentes. “São árvores que influenciam e prejudicam a acessibilidade, danificam passeios, assim como muros e paredes das casas. Queremos uma cidade arborizada sim, mas que a população não venha sofrer problemas com isso”, opina.

Yara pontuou ainda que, através de parceria do município por meio da Secretaria e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), as equipes de fiscais e podadores recebem treinamento para avaliar as condições das árvores. “Quando elaboramos o plano de arborização, eles foram treinados e capacitados, e esta formação é permanente”, detalha. Ela frisou ainda que vários aspectos são observados para a realização de poda, corte e substituição. “Existem situações em que a pessoa doa mudas que são ofertadas a outras mantendo o processo de reposição e arborização permanente”, conclui.

A próxima reunião do Codema acontecerá no dia 26 de abril, última quarta-feira do mês. Além dos membros, outras pessoas da comunidade podem participar. “Todos estão convidados e quem tiver interesse, que venha participar, discutir os problemas, ajudar a propor soluções e saber como é o funcionamento, pois, os membros se preocupam com a qualidade de vida do paraisense”, finaliza. A reunião começa às 9h, na sede da secretaria à Rua Mariana Amaral, 30, Lagoinha.

fotos: Denis Menezes