Empossados membros do Conselho Municipal do Idoso

29/03/2017

O prefeito Walker Américo Oliveira e a vice, Dilma Aparecida de Oliveira, participaram na manhã de terça-feira, 28, da solenidade de posse dos membros do Conselho Municipal do Idoso. Na oportunidade o Executivo enfatizou a importância do trabalho de cada conselheiro e destacou a missão de amar e servir. "Importante cuidar daqueles que antes olharam e cuidaram de nós e que são merecedores do nosso respeito e admiração", disse o prefeito.

A criação do Conselho do Idoso é fruto de uma proposição da então vereadora, atual vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Dilma Oliveira. O objetivo é o de implantar no município um órgão permanente, formulador e controlador das políticas públicas voltadas para as pessoas da terceira idade. Além do conselho, também foi criado o Fundo Municipal do Idoso que deverá receber recursos para desenvolvimento de ações para o setor. Segundo pesquisas, o envelhecimento da população pode ser verificado no levantamento que aponta que, uma em cada grupo de nove pessoas possui 60 anos de idade ou mais.

Na oportunidade, o prefeito Walker agradeceu a confiança e a disponibilidade das pessoas para um cargo importante. "É a primeira ação que está sendo feita para este público e tenho certeza de que vocês farão um belo trabalho que irá ficar na história", disse. A vice-prefeita Dilma lembrou que a proposição surgiu durante trabalho desenvolvido pelo programa Parlamento Jovem, onde foram tratadas questão relativa à terceira idade. "Foi quando percebi que não existia no município uma legislação neste sentido e resolvi fazê-la. O projeto foi aprovado, mas não foi colocado em atividade na gestão passada, mas agora, junto com o prefeito Walker estamos tendo a oportunidade de efetivá-lo", comenta.

A presidente do Conselho, Rosimary Martins da Silva, acrescentou que está confiante no grupo de trabalho que foi montado. "Assumimos com o intuito de fazer acontecer, mesmo com as dificuldades e desafios que se tem pela frente", destaca. Ela citou que o conselho é composto por representantes de órgãos governamentais e também da sociedade civil. As ações do conselho serão acompanhadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, órgão gestor das políticas de sociais no município. Os membros do conselho exercerão atividades não remuneradas.

O Conselho é formado por representantes do poder público municipal, através das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Educação, Segurança Pública, Esporte, além da Câmara Municipal. Tambepm participam pessoas indicadas por entidades, como Associação dos Aposentados, Lar São Vicente de Paulo, religiosos com políticas explícitas de atendimento e promoção do idoso. Cada setor terá direito a um membro titular e um suplente, com mandato de dois anos, podendo ser reconduzido por igual período.

Confira a relação dos membros do Conselho e da diretoria:

MESA DIRETORA:

Presidente: Rosimary Martins da Silva
Vice-presidente: Paula Martins Pimenta
1º Secretária: Anaclélia Rufo de Resende Candiani
2º Secretário: Ernesto Bindewald

REPRESENTANTES GOVERNAMENTAIS:

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social:
Titular: Paula Martins Pimenta
Suplente: Amanda Mello Machado

Secretaria Municipal de Educação:
Titular: Anaclélia Rufo de Resende Candiani