Equipe social realiza encontros para capacitação

27/03/2017

Funcionários e segmentos ligados à recém-criada Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, participaram nos dias 15 e 16 de março de encontros de capacitação com Isabel Cristina de Lima Lisboa, superintendente de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, órgão da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania. O objeto é o de estruturar a rede de atendimento social no município.

Na quarta-feira (15), pela manhã, houve uma capacitação com as conselheiras e voluntárias que atuam no projeto “Ajuda Mulher”. À noite aconteceu uma roda de conversa com a superintendente no Teatro Municipal Sebastião Furlan, onde dúvidas puderam ser esclarecidas sobre as políticas públicas de combate à violência contra a mulher, envolvendo órgãos como a Polícia Militar e a Secretaria de Educação. Já na quinta-feira (16), o encontro foi na Prefeitura, com representantes ligados à Secretaria, entre eles o Conselho Tutelar, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas). O prefeito Walker Américo Oliveira e a vice, Dilma Aparecida de Oliveira – também secretária de Desenvolvimento Social, participaram desta reunião.

“Não temos como mensurar o trabalho bem feito que vocês realizam na área social, mas sabemos que a equipe é engajada e os resultados aparecem”, disse o prefeito. A superintendente Isabel Lisboa ressaltou que em Paraíso, o embrião para se fortalecer a rede social já existe. “Necessita, agora, concretizar os projetos em andamento e que são de suma importância”, afirmou. A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Dilma Oliveira, falou que o trabalho no município é feito com seriedade e vontade para combater toda e qualquer violência, não só à mulheres, mas também contra idosos, portadores de necessidades especiais e pessoas desamparadas.

Algumas orientações foram passadas para auxiliar na elaboração do organograma da Secretaria. Além disso, ideias e propostas surgiram nos encontros, como reforçar a importância da mulher no mercado de trabalho e aproximar as ações da Secretaria de Desenvolvimento Social com os demais setores da Prefeitura, a fim de fazer atividades conjuntas – inclusive na elaboração do Orçamento. Outra sugestão dada por Isabel Lisboa foi o município assinar o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em Minas Gerais, um acordo estabelecido em 2007 entre os governos federal, estaduais e municipais com o objetivo de articular ações que visam a consolidação da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as mulheres.

fotos: Denis Menezes