Dia Mundial da Água: preservação ambiental em pauta

23/03/2017

No Dia Mundial da Água, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou um evento voltado à revitalização das lagoas do San Genaro. Através de um trabalho conjunto entre o Executivo, Legislativo, empresas privadas e a comunidade, o objetivo do evento foi o de resgatar o espaço e oferecer à população um local com mais qualidade de vida. Moradores das imediações foram convocados a ajudar na colaboração para que as benfeitorias que forem realizadas sejam preservadas.

A ação contou com a presença do prefeito Walker Américo Oliveira, do presidente da Câmara, Marcelo de Morais, secretários de governo, vereadores e representantes de vários segmentos como a Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Copasa. Também estavam presentes estudantes da rede municipal de ensino, grupo Vida Ativa na Melhor Idade, além de agentes de saúde, funcionários públicos municipais e moradores da comunidade.

Em pronunciamento, a secretária municipal de Meio Ambiente, Yara de Lourdes de Souza Borges, mencionou que esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorada desde 1992. “Neste ano temos como tema Águas Residuais, que são as aquelas que vão para o esgoto e que são originárias das nossas casas”, explica. A secretária disse o município optou por fazer um trabalho de ação real, revitalizando as lagoas do San Genaro. “Temos um projeto para ser implementado nesta área e, se cada um fizer a sua parte, teremos um resultado maior e melhor para todos que utilizam deste espaço”, anuncia.

Thales Silva é morador do bairro e foi convidado a falar sobre o projeto que pretende desenvolver no local. “Queremos a revitalização de toda a região e o primeiro passo é propormos soluções, reunirmos pessoas que estejam dispostas a resgatar isso aqui, através da limpeza das lagoas, retirar o mato, lixo, entulho e oferecermos o mínimo de qualidade de vida”, disse. Ele defendeu a necessidade de uma ação coletiva e o diálogo entre os poderes constituídos e a população.

O presidente da Câmara, Marcelo de Morais conclamou as crianças a chamarem atenção de seus pais, familiares e pessoas que fazem uso do local. “Importante colocar o lixo na rua no dia e na hora certa. Quando estiver chovendo, aumentar os cuidados para que a enxurrada não leve embora. Temos que ter atitude, e isso começa desde a não jogar no chão um papel de bala que seja”. Ele enfatizou que nem sempre a culpa pelos estragos existentes é da Prefeitura. “As pessoas tem que ajudar a cuidar e zelar porque, o que é gasto para consertar, sai do bolso de cada um, precisamos dar uma resposta”, comenta.

Para o prefeito Walker Américo, a Prefeitura está enfrentando os problemas da melhor maneira possível. “Temos desafios, como os buracos nas ruas, lâmpadas queimadas, falta de remédio, mas uma das principais dificuldades, que eram os salários atrasados dos servidores da ativa e aposentados, nós já solucionamos”, justificou. Sobre o Dia Mundial da Água, ele mencionou que 48% dos municípios brasileiros possuem tratamento de esgoto e que Paraíso está dentro deste percentual, anunciou

Walker reforçou a importância da comunidade participar e ajudar na fiscalização. “Não adianta limpar hoje e depois as pessoas jogarem lixo e sofá na lagoa, precisamos incentivar todos a manterem estes espaços limpos, e isso depende da consciência de cada um”, acrescentou. Ele também conclamou os moradores e os usuários a colaborarem para o processo de revitalização das lagoas. “Vamos juntos dar as mãos por uma cidade melhor”, concluiu.

Após os pronunciamentos, houve apresentação do Grupo Vida Ativa. A Polícia Militar também instalou no local sua base comunitária e realizou panfletagem junto à comunidade. Equipes do setor de Vigilância em Saúde iniciaram o processo de limpeza das lagoas, que deverá prosseguir nos próximos dias com a coleta de lixo, entulho e outros resíduos.

VEJA MAIS FOTOS deste evento em nossa página no Facebook.

fotos: Denis Menezes