Conselho Rural elege nova diretoria

21/03/2017

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (Comders) de São Sebastião do Paraíso realizou eleição dos novos membros para a diretoria que assume pelos próximos dois anos. Até 31 de dezembro, a presidência estava sob os cuidados de Edivino Miguel de Souza. Agora, o órgão deliberativo passa para o comando de Marco Aurélio Alves de Paula, funcionário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro), local onde aconteceu a assembleia na quinta-feira à tarde, 16 de março.

A eleição foi marcada por questionamentos feitos por alguns representantes de entidades, como a forma de indicação de nomes para compor o Conselho que, na opinião deles, deveria ser mais independente e menos ligado ao poder público. Após consultas ao Regimento Interno, a reunião prosseguiu da forma como foi planejada, cabendo à nova diretoria promover encontros futuros com os membros para alterar, ou não, o que rege o Estatuto.

Foram eleitos para a presidência: Marco Aurélio Alves de Paula (Sedeagro); vice-presidente, Ronan de Pádua Silva (Termópolis); 1º secretário, Marcelo de Moraes Silva (Câmara Municipal) e 2ª secretária, Érica Aparecida Paschoini (Associação Comercial). Também foram escolhidos demais membros que compõem o Conselho, sendo titulares: João Bosco Minto (Emater), Darlan Einstein do Livramento (faculdade Libertas) e Marcos Roberto Soares (Queimada Velha). Suplentes: Antônio Pádua Carvalho (Barreiro), Reginaldo Souza Vieira (Queimada Velha) e Marcelo São Julião (Antinha).

Durante a reunião foram feitas prestações de contas pela diretoria anterior e debatidos assuntos relacionados aos produtores rurais. A secretária de Desenvolvimento Agropecuário, Yara de Lourdes Souza Borges, fez um balanço da atuação da Sedeadro, afirmando que o setor passa por reorganização para atender cada vez melhor a todos. O Comders foi criado através de lei municipal em julho de 2002 e faz o meio de campo entre o produtor rural e a administração pública, representando a classe.

O novo presidente Marco Aurélio agradeceu a confiança e pediu apoio a esta nova gestão 2017/2019. Entre as primeiras ações a serem feitas, está uma reunião com quatro associações que estão com pendências em seus registros. Ao finalizar, a secretária Yara Borges frisou que a Prefeitura pretende ser parceira e fortalecer os conselhos, dando a eles credibilidade, juntamente com as ações sérias desenvolvidas pela atual gestão municipal.

fotos: Denis Menezes