Prefeito recebe R$ 500 mil da Câmara para rescisões

07/03/2017

Uma reunião ocorrida na manhã de terça-feira, 7, na Câmara de São Sebastião do Paraíso marcou a devolução das sobras orçamentárias dos vereadores ao município referente ao duodécimo de janeiro e fevereiro, totalizando R$ 500 mil. O ato foi realizado entre o presidente do Legislativo, vereador Marcelo de Morais (PSDB) e o prefeito Walker Américo Oliveira, juntamente com os demais vereadores e assessores da administração. Conforme acordo celebrado entre as partes, o recurso será destinado, exclusivamente, para o pagamento das rescisões contratuais de servidores — muitos deles demitidos em 2013 e até hoje sem receber. Inicialmente a Prefeitura irá quitar valores até R$ 2 mil, com pagamento feito ao final da próxima semana.

A reunião entre os vereadores, o prefeito e sua vice, Dilma Oliveira, dá sequência a um entendimento entre as partes de que estes encontros ocorrerão com frequência, de forma alternada, uma vez na sede de cada poder. Na oportunidade o presidente Marcelo de Morais enfatizou sobre a importância da harmonia dos poderes. Ele disse ainda que o repasse é fruto do esforço de todos os vereadores. "Acredito que, ao longo do ano e neste mandato, teremos outras oportunidades de repetirmos este gesto e a intenção é repassarmos o máximo de recursos possíveis à prefeitura para ajudar a resgatar a nossa cidade", disse.

O prefeito agradeceu a atitude dos vereadores e enalteceu a postura de ambos os poderes no sentido de trabalhar em favor da coletividade. "Herdamos uma dívida enorme, digo nós, referindo à Prefeitura e à Câmara e, desde que assumi em 23 de setembro, estamos tentando fazer o melhor", anunciou. Walker informou que, com o recurso recebido, serão pagas as rescisões de 457 pessoas que tem a receber até a R$ 2 mil. "Estamos montando um cronograma de pagamentos pois, deve ser feito em cheque nominal e isso leva entre um a dois dias para organizar, mas até na semana que vem iremos pagar estas pessoas", acrescentou.

Tanto o prefeito como o presidente da Câmara avaliaram a reunião como positiva. Além da questão das rescisões, eles tiveram a oportunidade de debater sobre outros assuntos. "Acho importante o prefeito vir aqui, ele ouviu as demandas e questionamentos dos vereadores, pontuamos sobre vários assuntos que também estamos em busca de soluções", completa Morais. Walkinho disse que, como já foi vereador, tem experiência e sabe da ansiedade que gera aos membros da Câmara em querer solucionar os problemas, pois eles são cobrados diretamente pela população e com frequência. "Infelizmente na Prefeitura o trâmite para tantas questões demanda mais paciência, porque o processo é burocrático e lento, por mais boa vontade que temos em querer resolver os problemas o mais breve possível.”, justificou.

Na pauta das conversações foram tratadas questões relacionadas a tapa buracos, iluminação pública, realização de exames especializados e atendimento pediátrico na Santa Casa. O prefeito anunciou que aguarda o recebimento de uma verba extra do Estado, relacionado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), para retomar a obra de construção da Escola Municipal José Carlos Maldi (bairro Bela Vista). O município possui retido recursos da ordem de R$ 4,6 milhões e a estimativa é investir R$ 2 milhões para o término do estabelecimento escolar.

fotos: Gustavo Cezarino