Prefeitura e Inpar buscam solução para finalizar dívidas

03/03/2017

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo Oliveira e o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (Inpar), Wellington Bonacini de Carvalho, reuniram-se na manhã de sexta-feira, 3, para conversarem sobre as dívidas entre as partes. Walker destacou que agora está havendo um diálogo direto no sentido de equalizar as contas e será realizado um trabalho conjunto para eliminar esta situação. Já Wellington ressaltou que está otimista e esperançoso com a possibilidade de encontrar uma solução favorável para o instituto.

Walkinho informou que foi dele a iniciativa para o início das conversações. “Eu provoquei esta reunião no intuito de entrarmos em um acordo, haja visto que, tanto o instituto tem um débito com o município, bem como o município tem vários débitos, inclusive parcelados com o Inpar”, explica. Ele salienta que o objetivo é fazer uma equalização destes valores para que o instituto volte a ter fôlego para pulsar o coração financeiro” acrescenta.

A iniciativa, de acordo com o prefeito, é fazer que novamente o Inpar tenha condições de dar sustentação para os aposentados e pensionistas. “É de lá que eles levantam os seus recursos pessoais, esta é a minha preocupação”, disse. O prefeito destacou que tem havido um diálogo franco e aberto e que o clima de entendimento entre os dois dirigentes está contribuindo para que as negociações avancem. “Temos tido este bom trânsito, inclusive com a equipe de trabalho, e estamos buscando equalizar os valores para que tenhamos condições de fazer o melhor”, ressalta Walkinho.

Para o presidente do Inpar o encontro foi positivo. “Conversamos em relação às dívidas existentes de uma parte para com a outra e as pendências dos repasses; a dívida é histórica e vem desde 1995”, esclarece Wellington. Otimista, ele aponta que na próxima semana as equipes de trabalho da Prefeitura e do Inpar voltarão a se reunir. “Vamos elaborar uma planilha de débito e crédito que nos dará o direcionamento para tentar amortizar a dívida e o instituto volte a desempenhar as suas funções com mais tranquilidade”, destaca. Também participou do encontro o procurador do instituto, Marcos César de Carvalho, o vereador Jerônimo Aparecido da Silva, o procurador-geral do município, Túlio Colombarolli, a assessora de Controle Interno, Adriana Rogeri Franco e o tesoureiro Adriano Reis de Paula.

Negociações — De acordo com o prefeito, atualmente a dívida do município com o Inpar está na casa de aproximadamente R$ 5 milhões. “Já existem os parcelamentos, mas queremos avançar mais para reduzirmos ao máximo ou até mesmo eliminar esta dívida”, opina. Walker assinala que vai trabalhar no sentido de que sejam encerradas as demandas judiciais contra o município. “Para isso, a Prefeitura terá que fazer o dever de casa, repassando mensalmente os valores devidos para que ele também repasse aos aposentados e pensionistas”, disse.

Walker e Wellington voltaram a conversar sobre a possibilidade de se efetuar transações imobiliárias entre as partes. Uma das hipóteses avaliadas é sobre o imóvel que abriga um clube social no centro da cidade e que poderá ser negociado. “Já conversei sobre uma possível alienação, utilizarmos parte do dinheiro, reformarmos o clube de campo dos funcionários da Prefeitura e o restante fazermos um caixa para o Inpar”, cita.

Outra medida seria alienar o próprio prédio do instituto, localizado no bairro Mocoquinha, ao mesmo tempo que o órgão utilizaria outro imóvel com custo menor para ter a sua sede própria. Com o montante arrecadado, seria formado um caixa de reserva do Inpar. “Desta forma, garantimos que aposentados e pensionistas tenham o seu recebimento normalizado. Tudo isso está em fase de avaliação”, descreve o prefeito.

Walker cita que o cenário atual em relação ao Inpar é bem melhor do que a perspectiva sombria existente de quando ele assumiu o governo ano passado. “Acredito que, quando a gente  está com boa intenção e ambas as partes sentam, buscam juntos o caminho, as coisas acontecem é isso que nós estamos vendo para o instituto”, assinala o prefeito, frisando que a busca do diálogo para equalizar os problemas tem sido a tônica envolvendo a Prefeitura, a Câmara e o Inpar. “Ninguém quer se aposentar e ficar sem receber; no que depender de mim como prefeito, isso não irá acontecer. É óbvio que dependemos de uma série de fatores, mas estamos tomando várias medidas na Prefeitura e outras estão por vir para que consigamos manter não só o instituto, como os servidores ativos recebendo em dia”, finalizou de forma otimista.

fotos: Denis Menezes