Paraíso retoma projeto Xadrez nas Escolas

03/02/2017

Através de um trabalho em parceria entre as secretarias municipais de Esporte e a de Educação da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, os estudantes paraisenses voltarão a ter oportunidade de participar das aulas de xadrez. O projeto “Xadrez nas Escolas”, que foi implantado de forma pioneira na cidade em 1994, sendo o modelo para todo o Brasil, volta a ser desenvolvido em seu município de origem. Segundo o enxadrista e coordenador Evandro Amorim Barbosa, a intenção não é apenas revelar novos talentos, mas possibilitar que os alunos ganhem novas habilidades proporcionadas pelo jogo.

Há 23 anos surgia em São Sebastião do Paraíso um projeto pioneiro e inovador sobre o xadrez. Corria o ano de 1994 quando o enxadrista Sebastião Lopes de Souza e os professores Érlon Cézar Braghini, Gérson Peres Batista e Wellington Carlos Rocha levaram até a Prefeitura a ideia de ensinar a atividade nas escolas. Mesmo com todas as dificuldades da época, principalmente em função da falta de verbas para a sua manutenção e, sobretudo, por ser uma iniciativa totalmente inovadora e que precisava ganhar a confiança da comunidade, nascia a primeira fase do projeto Xadrez nas Escolas.

Conforme o secretário municipal de Esporte, Tomás Salviano Martins, este foi o projeto de maior sucesso na cidade. "Se falarmos em termos de mídia e de divulgação, o Xadrez nas Escolas aqui de Paraíso foi tema de matérias de jornais, reportagens em programas como Fantástico, telejornais em toda Minas Gerais, sendo considerado um dos maiores projetos sociais e esportivos do Brasil", comenta. Em sua definição, o xadrez é considerado ciência (tem sido investigado por áreas como psicologia, pedagogia, história, matemática, informática, entre outras), arte (o enxadrista ao realizar uma bela partida experimenta a sensação estética similar à sentida ante uma obra mestra da pintura ou da música) e esporte (pelo seu caráter competitivo, sendo, inclusive, reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional – COI, como modalidade esportiva desde 1999).

Ao retomar o projeto em sua cidade de origem, Evandro Amorim é um dos frutos colhidos pelo projeto. Ele começou a jogar através do xadrez escolar aos 11 anos e logo mostrou seu talento nos torneios, não parando mais de colecionar títulos. Em 2016 tornou-se Grande Mestre depois de ter viajado por várias regiões do Brasil e do mundo, conquistando inúmeros títulos. Agora como coordenador ele fala sobre os propósitos e os objetivos pretendidos. "Que os alunos possam ganhar novas habilidades que o xadrez pode proporcionar. É uma atividade que ajudará o estudante ter sucesso em qualquer outra carreira, além de desenvolver o raciocínio lógico, na tomada de decisão e concentração porque com o xadrez, o aluno desenvolve estas e outras habilidades e esta é uma das principais ideias deste projeto", comenta.

Para a secretária municipal de Educação,  Ciência e Tecnologia, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, o Xadrez nas Escolas é um projeto que tem o apoio da empresa Laticínios Aviação, através da vice-prefeita, Dilma Oliveira. "É um projeto maravilhoso que vai ajudara tirar a criança da rua e levá-la para dentro da escola, pois, será implantado dentro do programa Escola em Tempo Integral. Além das 18 escolas municipais, ele também será adotado nas unidades do Estado.

De acordo com Evandro, o xadrez pode ser aprendido por crianças de 3 a 4 anos. "A partir desta idade, com os estudos e dedicação, é possível evoluir e, para isso, teremos à disposição dos estudantes o nosso Clube de Xadrez, que funciona na Arena Olímpica, onde temos instrutores e professores que auxiliam em aulas e técnicas de aprofundamento", completa. Ele acredita que esta é a hora da retomada do projeto em Paraíso. "É um momento favorável e que vai ajudar muito quem quiser aprender e a se desenvolver através do xadrez", finaliza.

foto: Gustavo Cezarino