Secretaria de Obras realiza reparos em pontes na zona rural

23/01/2017

As chuvas intensas das últimas semanas tem provocado estragos na zona rural de São Sebastião do Paraíso. Além de prejudicar o tráfego de veículos nas estradas, em alguns trechos pontes foram destruídas. Esta situação ocorreu na região do Campo Alegre e também do Morro Vermelho, onde a Prefeitura já providenciou a manutenção. "Tivemos situação em que famílias ficaram praticamente isoladas sem poder vir para a cidade, mas já solucionamos estes problemas", comentou o secretário de Obras, José Antônio Cintra.

No começo do mês, funcionários da Secretaria de Obras foram acionados e realizaram manutenção numa ponte na região do Morro Vermelho. No local a travessia estava bastante prejudicada em função de uma ponte que estava danificada. "Foi necessário que fizéssemos a manutenção substituindo todo o madeiramento da ponte para evitar que algum veículo viesse a cair e houvesse danos materiais ou que alguem ficassem ferido", explica José Cintra. A recuperação da ponte já foi realizada nos primeiros dias do mês e o trânsito já foi restabelecido.

Outra situação que motivou um pedido de ajuda da Prefeitura e mobilização da Secretaria de Obras foi em relação a uma ponte na região do Campo Alegre. Em virtude das fortes chuvas registradas naquela região a ponte que faz a ligação entre os moradores do local com o restante do município foi levada pelas águas. "Aqui aponte não estava com a estrutura adequada e devido ao volume das águas, após uma chuva muito forte a ponte se rompeu e caiu", disse José Cintra.

Adenilson Donizete de Assis é morador do local e conta sobre as dificuldades vividas. "A gente que precisa ir para a cidade ou vir de lá para cá ficamos sem ter como passar. Teve dia que para fazer a travessia tive de passar a pé com minha mulher e as crianças", relata. Foi a esposa dele quem entrou em contato com a Prefeitura, fez o protocolo solicitando os reparos para o local.

O prefeito Walker Américo Oliveira determinou que, assim que possível, no mais breve espaço de tempo, a situação dos moradores seja prontamente solucionada para evitar maiores transtornos. "O que nós estamos fazendo agora é um trabalho paliativo. Para que façamos algo definitivo é necessário que se faça uma base lateral da ponte e também colocaremos uma tubulação ármica para que não ocorra mais este problema", anuncia o secretário. Ele relatou, no entanto, que este trabalho somente será realizado quando cessarem as chuvas e houver um período de estiagem.

Conforme o secretário, a maioria das pontes na zona rural foi restaurada há seis, oito anos. "Tivemos várias pontes em que colocamos vigas de concreto e de ferro e tivemos uma melhorada muito boa em toda extensão do município. Agora neste mandato do prefeito Walker, é a primeira ponte que roda", acrescenta. José Cintra disse ainda que, quem tiver algum problema semelhante ou relacionado com a estrutura de pontes, deve procurar a Secretaria de Obras para fazer um protocolo solicitando reparos e providências. "Nós estamos à disposição na secretaria ou até mesmo pelos telefones 3539-1016, ou 3558-9019", conclui.