Prefeitura quita 13º e avança na folha de dezembro

18/01/2017

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou nesta semana o pagamento final da metade do 13º salário aos servidores públicos municipais. O crédito na conta dos funcionários aconteceu na terça-feira, dia 17 de janeiro, sendo que 50% do valor já foi pago no mês de aniversário de cada servidor. Já nesta quinta-feira, 19, a nova administração inicia o pagamento da 1ª chamada da folha do mês de dezembro aos que ganham líquido até R$ 2.500,00.

“Estamos cumprindo o que dissemos aos servidores quando assumi, interinamente, a Prefeitura em setembro do ano passado de que iria, primeiro, priorizar e colocar em dia a folha de pagamento, inclusive repassando recursos ao Instituto de Previdência municipal (Inpar) para que eles também regularizarem a situação de atraso junto aos aposentados e pensionistas”, afirmou o prefeito Walker Américo Oliveira. Uma auditoria interna apontou uma dívida de R$ 70 milhões deixada pela gestão anterior, incluindo débitos com fornecedores.

“Estamos otimizando os recursos, procurando aplicar de forma eficaz e eficiente o dinheiro público, evitando despesas desnecessárias, incentivando a economia de material, tudo para equilibrar as contas públicas, termos dinheiro em caixa para colocar estes pagamentos em dia”, salientou o prefeito.

Quando Walkinho assumiu, haviam duas folhas de pagamento dos servidores efetivos em atraso e três dos aposentados e pensionistas. “Em quatro meses de trabalho, conseguimos avançar nestes pagamentos e repasses ao Instituto e, agora, pode-se dizer que estamos quase em dia com o servidor efetivo nesta questão”, disse o prefeito. Na quarta-feira, 18, o Instituto de Previdência pagou o mês de dezembro os aposentados que recebem líquido até R$ 2.500,00 — mas o 13º dos segurados ainda não foi pago pelo Inpar.

Boa parte do dinheiro que possibilitou à Prefeitura realizar esta quitação veio da Repatriação de Recursos — mais de R$ 3,18 milhões, pagos em duas parcelas (novembro e dezembro), já descontada a parte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O restante veio dos tributos municipais, dos repasses mensais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS, mas que sofrem queda de valores no segundo semestre do ano.

“Lançamos esta semana campanha do IPTU, vamos receber repasses do IPVA, teremos novos recursos da Repatriação e, juntamente com as medidas internas que estamos tomando para otimizar os gastos públicos, acreditamos que até meados do ano estaremos com a situação mais favorável em nossas finanças e este tipo de atraso no pagamento dos salários não vai mais ocorrer durante a gestão minha e da vice Dilma”, finalizou o prefeito.