Funcionários do pátio têm palestra motivacional

09/01/2017

Os funcionários do pátio da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, ligados à Secretaria Municipal de Obras, participaram de duas palestras motivacionais e de valorização profissional. O trabalho está sendo realizado pelo consultor, administrador e, agora, também vereador Luiz Benedito de Paula, que possui larga experiência funcional no setor administrativo e também em sua própria história de vida. "Eu quis mostrar a eles sobre a importância do trabalho que cada pessoa realiza, que por mais simples que seja é vital importância para a vida da nossa comunidade. É preciso estar preparado e motivado para fazer bem feito e fazer a diferença", observa o palestrante.

A primeira palestra foi realizada na sexta-feira, 6, no próprio anfiteatro do prédio onde funciona a Secretaria de Obras, à Rua José Osias de Sillos, 889 – Jardim Morada do Sol. Ainda no ano passado, Luiz de Paula havia feito uma palestra semelhante aos funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro) e também para um grupo de feirantes e produtores rurais. "O pessoal gostou muito porque falamos sobre a valorização pessoal, profissional e as pessoas precisam disso, ter este motivo para ação", comenta.

Luiz detalha que seu trabalho é mostrar aos funcionários a importância do trabalho que cada um realiza. "Seja o gari, o varredor de rua, o coletor de lixo, o prefeito ou o vereador, ou mesmo as pessoas que consertam as estradas, todos tem o seu valor", avalia. O objetivo, de acordo com o palestrante, é fazer com que todos se sintam valorizados em vários aspectos, seja  no trabalho, na vida pessoal, profissional, espiritual. "Eles estavam atentos e participantes, até porque procuro fazer uma palestra bem humorada, as vezes solto uma piadinha para o pessoal despertar, descontrair e ficam com cara de felicidade ao assistirem a palestra", acrescenta.

Para o jardineiro Walter Paschoalino a palestra foi ótima. "Achei muito interessante, falou de coisas que nós vivemos todos os dias e a palestra é muito produtiva, dá um alento para que a gente desempenhe o trabalho bem, tem o relacionamento com os colegas e com a pessoa a nossa volta, foi um grande incentivo", explica. O serralheiro e pintor Tadeu Filho disse que  gostou do que ouviu. "Temos que dividir o que sabemos, não guardar só para a gente. Temos de colaborar para que o serviço seja feito da melhor maneira possível", avalia.

Conforme Luiz, outros setores também poderão ser atendidos com novas palestras. "Este mesmo trabalho poderá ser feito em outras secretarias, seja na Saúde, Trânsito, Educação e em todos os setores que eles precisarem, sejam professores ou alunos estou à disposição para toda a sociedade", cita. Ele ressalta que as palestras são importantes como instrumento de qualificação do trabalho. Temos que mostrar que as pessoas são capazes, são competentes e é o que eu digo, eu poso, eu sou capaz, eu consigo e se as pessoas realmente tiverem atitudes e entrarem em ação, realmente elas realizam seus sonhos.

O próprio Luiz de Paula se define como um realizador de sonhos. "Queria ser humorista de televisão e consegui, também me formei em Administração de Empresas, assim como nos anos 70 e 80, fui para Ribeirão Preto onde trabalhei na Philips, na Gradiente, na Samsung e viajei muito para Goiânia, Brasília, São Paulo realizando sonhos", menciona. A primeira realização foi adquirir uma bicicleta e para tanto trabalho, plantando feijão no meio do cafezal. "Foi meu primeiro sonho" realizado. Outro propósito em fase de conclusão era escrever um livro que só falta imprimir e "agora fui eleito vereador vou poder concretizar o sonho de ajudar a sociedade", finaliza.

fotos: Paulo M. Santos