Obras na zona urbana também continuam

28/12/2016

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Obras, está realizando várias frentes de serviços por toda a cidade. Os trabalhos vão desde a pavimentação de ruas, operação tapa buracos, reformas em prédios públicos, limpeza e manutenção em praças e jardins, além de ruas e avenidas. "Estamos cumprindo uma determinação do prefeito para realizarmos estes trabalhos e melhorar a situação deplorável em que encontramos vários setores, visando oferecer melhor qualidade de vida para a população", explica o secretário José Antônio Cintra.

Um dos principais trabalhos executados em sua quase totalidade é a pavimentação de ruas no bairro Cidade Industrial. "Os moradores do local vão passar o fim de ano com 95% das ruas pavimentadas", disse o secretário. Apenas dois trechos de ruas onde será preciso colocar uma tubulação para escoamento de águas pluviais é que serão feitos no decorrer do período. "Estamos em época de chuvas e seria um risco grande iniciarmos o trabalho e depois perdermos tudo, prejudicando ainda mais a situação dos moradores, por isso resolvemos aguardar um pouco mais para concluirmos", cita.

Outro bairro que será atendido é o Jardim das Hortênsias. "O local já possui a obra licitada e os recursos estão disponíveis. Faremos a drenagem e, em seguida, iniciaremos a pavimentação já no início de 2017, com o objetivo de entregarmos as obras o mais breve possível", anuncia José Cintra. O prefeito Walker Américo Oliveira diz que em 2017 pretende avançar com as obras de asfaltamento. "Estamos concluindo o Cidade Industrial, vamos iniciar em 2017 no Jardim das Hortênsias e chegaremos a outros bairros para levarmos a pavimentação, com os recursos que estão disponíveis e já estamos em busca de mais verbas para atendermos os locais onde ainda não estão previstos estes benefícios", acrescenta Walkinho.

A Secretaria de Obras também iniciou o trabalho de tapa buracos pela cidade. "Estamos atendendo as principais ruas e corredores da cidade, utilizando a massa ensacada, fruto de uma licitação já existente", informa José Cintra. Ele acrescenta que já está em trâmite na Gerência de Compras um novo processo de licitação de massa asfáltica para que seja dado continuidade aos trabalhos, possibilitando a realização de um serviço mais completo e de maior durabilidade.

Geral — Por determinação do prefeito, o setor de Obras está promovendo uma limpeza geral por toda a cidade. "Realizamos a limpeza dos terrenos nas margens de rodovias que pertencem ao município, nas avenidas e ruas. Foi realizada capina manual e química com retirada de terra, mato nas ruas — inclusive em áreas próximas ao centro e também nos bairros", enumera. O secretário frisa que é impossível exterminar o mato de uma vez, pois, da forma como estava, haviam sementes que caiam na terra, que possibilita o novo ciclo do mato que agora está sendo interrompido. "Estamos repetindo o trabalho sem deixar que o mato cresça e gere sementes para eliminar por completo este ciclo", descreve.

Com um sistema de manutenção constante, o serviço de varrição das ruas também foi reorganizado. Da mesma forma aconteceu com a questão da limpeza das bocas de lobo e desobstrução do leito, onde a existência da topografia favorável tem evitado ocorrências de inundações e empoçamento de água pluvial. "É um trabalho que, realizado de forma permanente, não acumula e sendo bem feito não aparece", acrescenta o secretário.

A reforma da fonte na Praça comendador João Alves também foi executado pela Secretaria de Obras. "Fizemos modificações e reparos na parte elétrica, na iluminação, restauramos pontos de água, foi realizada manutenção do som e pintura geral revitalizando um cartão postal da cidade que está sendo muito visitado nestes dias", informa Cintra.

Guardinha — Ainda conforme o secretário de Obras, já foi iniciado o transporte do material conseguido pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) para fazer a recuperação das ruas do distrito da Guardinha. "Existem diferentes formas de fazer estes trabalhos e uma delas é o sistema de parceria onde a população e a prefeitura divide os custos; e a outra, é com recursos do Estado ou da União onde o prefeito já está indo em busca e existem contatos com os órgãos governamentais para tentar obter recursos para chegarmos com o pavimentação em 100% em Guardinha e também em Paraíso", ressalta. Enquanto isso estamos nas ruas com cascalhamento e outros serviços para que possamos ofertar uma melhor condição para a população.

De acordo com o prefeito havia uma preocupação com a limpeza da cidade, com os buracos e outros serviços que estão sendo reparados, e obras estão sendo realizadas para ofertar qualidade de vida à população. "Nós tínhamos uma preocupação em relação à sujeira que existia dentro da cidade, nas margens das avenidas e rodovias , determinamos que fosse feita uma limpeza nas praças, nos jardins, nas ruas, avenidas. Iniciamos fortemente um trabalho de tapa buraco, atuamos na questão da organização dos bairros com a limpeza das praças, coleta de lixo; é um trabalho em que estamos avançando de forma positiva", aponta. Ele conclui dizendo que está acompanhando de perto as obras de manutenção nas estradas rurais e no distrito da Guardinha. "Vamos olhar tudo com atenção, só de estradas rurais são mais de 1.200 quilômetros de extensão e estava parado. Faremos de tudo para melhorar e fazer da nossa cidade um lugar melhor para se viver", finaliza.

foto: Paulo Maria dos Santos