Serviços de limpeza e tapa-buraco são intensificados

28/11/2016

A Secretaria Municipal de Obras de São Sebastião do Paraíso intensifica a operação tapa buracos em diversas ruas da cidade, tendo em vista que a maioria do pavimento está com sua vida útil comprometida e necessita de recapeamento.

De acordo com o secretário municipal de Obras, José Antônio Cintra, a Prefeitura está utilizando preparador instantâneo para pavimentos (massa pronta a frio). “Este material assemelha-se a uma esponja e é melhor aproveitável em vias de maior fluxo de veículos, pois, à medida que os pneus passam sobre a massa, ela fica mais resistente”, explicou o secretário. “Para ruas onde há menos movimento, o ideal seria utilizar o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) onde, para atender tais necessidades, o município irá contratar uma empresa especializada através de processo licitatório”.

Segundo José Cintra, cerca de 60% do pavimento da cidade está com a validade vencida. “A vida útil de um bom asfalto é de 20 anos e quando ultrapassa essa idade a massa fica permeável, havendo desagregação com o efeito de peso dos veículos e chuvas.”

A Prefeitura aguarda a melhora do tempo para dar continuidade às obras de pavimentação nos bairros Jardim das Hortênsias e Cidade Industrial, iniciadas em setembro. “Devido a este período chuvoso, a empresa vencedora da licitação precisa de, no mínimo, cinco dias de sol para prosseguimento dos trabalhos”, explicou Cintra.

Outra ação que prossegue é o serviço de limpeza focado nas praças, áreas verdes e canteiros centrais das avenidas, atendendo pedido do prefeito Walker Américo Oliveira. Os trabalhos que tiveram início em setembro se estenderão até o final do ano. “O objetivo é deixar a cidade limpa”, disse Cintra.

foto: Paulo Maria dos Santos