Construção civil: agilidades são debatidas para o setor

28/11/2016

O prefeito Walker Américo Oliveira esteve reunido na tarde de segunda-feira (21) com um grupo de construtores e engenheiros civis que atuam em São Sebastião do Paraíso. Na pauta do encontro — inédito entre as partes, o pedido de maior agilidade dos profissionais foi nos trâmites internos na Prefeitura para liberação da Certidão de Habite-se, hoje em torno de 20 dias, e que acaba prejudicando a continuidade das transações comerciais daqueles que atuam nesta área.

Participaram do encontro o secretário municipal de Obras, José Antônio Cintra; a gerente de projetos, Cynthia Montans Gonçalves e a gerente de Arrecadação e Tributos, Vanessa Alves Rodrigues. A Prefeitura comprometeu-se com os construtores em criar medidas técnicas que possibilitem a agilidade na liberação da Certidão de Habite-se, desde que não haja problemas com a legislação em vigor. Por outro lado, os profissionais foram orientados e concordaram com o município que, para a abertura de protocolo de solicitação, deverá ser apresentada toda a documentação exigida por lei.

“Ficou acertado que o protocolo somente será aberto desde que atenda as exigências legais para que haja maior rapidez e eficiência na análise e liberação da Certidão de Habite-se”, conclui Cynthia. A Prefeitura está implementando melhorias no sistema de informática para que as certidões da Secretaria de Obras e do Setor de Arrecadaçã, sejam disponibilizadas via internet, gerando rapidez e facilidade aos usuários.

O construtor Luiz Jair, popularmente conhecido como “Luiz Purga”, que atua há mais de 25 anos na construção de casas, ficou satisfeito com a reunião e, principalmente, pela abertura de diálogo junto ao município. A mesma opinião foi compartilhada pelo engenheiro civil Guilherme Advíncula, que considerou esclarecedor e positivo o encontro. “Atuo no ramo há mais de 20 anos e foi a primeira vez que isto aconteceu, dos profissionais da área discutirem estes assuntos com o prefeito e, juntos, encontrarem soluções”, afirmou.

foto: Luiz Fernando Souza