Paraíso promove Semana de Ciência e Tecnologia

21/10/2016

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizará no período de 26 a 28 de outubro uma programação referente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em sintonia com o evento que acontece em nível nacional, o município também terá atividades que abordarão o tema de 2016, "Ciência Alimentando o Brasil". O município organizou uma série de atividades com a apresentação de vários experimentos, visitações de escolas e apresentação de trabalhos dos estudantes na já tradicional Feira de Ciências e Tecnologias.

Neste ano a programação sobre a Semana de Ciência e Tecnologia é desenvolvida no município pelo quarto ano consecutivo e, em consonância com o que ocorre em vários locais pelo Brasil, será a oportunidade para que em Paraíso seja discutido o papel da ciência para a melhoria da qualidade de alimentação. A iniciativa tem por objetivo apresentar a história da evolução humana, a sua relação com os alimentos e a contribuição do conhecimento científico e tecnológico para tornar a nossa alimentação diária cada vez melhor. A 4ª Semana de Ciência e Tecnologia, acontecerá no período de 26 a 28 de outubro com atividades que serão realizadas em três períodos compreendendo o horário de 8h às 22h, na Praça dos Imigrantes.

Conforme a coordenadora do Polo e-Tec, Merícia Dizaró Bonfim, para este ano foi firmada uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que trará para o evento a carreta Ciência Móve - Vida e Saúde para todos. Trata-se de um museu itinerante que busca aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes, onde é ofertado um espaço de descoberta, reflexão e encantamento pela ciência e pela tecnologia, por meio de atividades interativas. Seus temas centrais são a Vida e sua diversidade, a promoção da Saúde e a intervenção do homem sobre a vida e o ambiente.

O Ciência Móvel procura, ainda, contribuir para o fortalecimento da educação em ciências e a inclusão sociocultural das populações atendidas e é transportado por um caminhão – unidade móvel constituída de um cavalo mecânico e um semirreboque com 13,5 metros de comprimento – que, após a montagem da exposição, é transformado em uma moderna sala para vídeos, minicursos, oficinas e palestras. Para o melhor aproveitamento das atividades oferecidas, o público conta com o auxílio de mediadores experientes.

Além disso, Merícia acrescenta que foram agendadas várias outras atividades para os três dias do evento. "Teremos visitações das escolas, estandes da Livraria da Unesp, do Senar/Acissp, Faculdades Libertas Integradas e da Secretaria Municipal de Saúde. Os alunos do Polo e-Tec e dos programas Uaitec. UAB, Pronatec e Paraíso Digital também estarão presentes", descreve. Outro atrativo será a realização da Feira de Ciência e Tecnologia onde os alunos da rede municipal, estadual e particular no município apresentarão trabalhos através de desenhos, maquetes e experimentos.

Ciência e alimentação — A história da evolução humana, a sua relação com os alimentos e a contribuição do conhecimento científico e tecnológico para tornar a alimentação diária cada vez melhor. Assuntos como esses vão pontuar o debate da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em 2016 e, também, estarão presentes na 4º Semana de Ciência e Tecnologia de São Sebastião do Paraíso, que terá como tema "Ciência alimentando o Brasil".

Ao anunciar a nova temática, o Ministério da Ciência e Tecnologia destaca que a discussão está alinhada ao empenho da pasta no redesenho do Programa de Segurança Alimentar para o País, com foco no desenvolvimento de pesquisa e novas tecnologias, na inclusão de populações vulneráveis – a exemplo de quilombolas e índios – e na busca em elevar o padrão de renda dessas pessoas por meio da verticalização da produção e da agregação de valor dos seus produtos. A expectativa é que a temática permita tratar sobre aspectos relacionados, por exemplo, à questão da qualidade dos alimentos. O domínio dos alimentos ocorreu há milhares de anos, mas o assunto está sendo colocado em uma outra dimensão agora, porque, se o alimento entregue ao consumidor não for de boa qualidade, estará sendo entregue um veneno.

A ciência é capaz de resolver vários desafios. Um deles é realmente assegurar alimento de qualidade para toda a população, melhorando também o padrão de renda das pessoas. Esse é o debate que deve ser enfrentado. A expectativa é de que a Semana de Ciência e Tecnologia seja realizada em mais de três mil municípios brasileiros com a realização de atividades simultaneamente nas escolas de todas as cidades do País.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e realizada nacionalmente desde 2004. Conta com a colaboração de ministérios, universidades, institutos de pesquisa, fundações de apoio à pesquisa, instituições de ensino, museus e centros de ciência, instituições privadas, além de secretarias estaduais e municipais, em especial de Ciência e Tecnologia e de Educação. O objetivo da SNCT é aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País em linguagem acessível à população e por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.