Retomada negociações para novos cursos

18/10/2016

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, confirmou a realização de quatro novos cursos a partir de 2017, após retomar as negociações com o Instituto Federal Sul de Minas, Campus Muzambinho. Em outra frente de trabalho, também estão adiantados os entendimentos com o IF Sudeste, polo Rio Pomba, para novas oportunidades aos estudantes paraisenses no próximo ano.

Conforme a professora Rosângela de Assis, coordenadora do Centro de Educação à Distância (Cead) e também coordenadora dos polos da Rede de Cursos Presenciais, Campus Muzambinho, estava sendo aguardada a definição do Ministério da Educação para a divulgação do edital dos cursos que serão oferecidos no próximo ano. "A oferta das vagas e dos cursos EAD serão por meio do sistema bolsa-formação, semelhante ao que se faz no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Assim, as inscrições serão feitas via Sistema de Segurança Digital do Ministério da Educação (Sistec) e não haverá sorteio", anuncia. Em comunicado oficial ela informa ainda que, os 60 primeiros inscritos serão aceitos como alunos, e que a confirmação da matrícula deverá ser feita nos moldes anteriormente adotados com entrega de documentos nos polos", esclarece.

As vagas serão publicadas no Sistec e as inscrições devem ocorrer em dez dias úteis. "O candidato poderá ir ao polo para acessar o Sistema ou fazer isso de casa mesmo", acrescenta a coordenadora. Os polos que não conseguirem preencher 75% das vagas destinadas àquele determinado curso, não terá o mesmo ofertado. As aulas inaugurais acontecerão até 15 de dezembro de 2016 — exigência do MEC — e serão via videoaula. O polo poderá organizar horário para que os novos alunos assistam. As aulas na plataforma propriamente dita serão iniciadas em 2017, em data a ser marcada, mas que deverá ser em março.

IF Sudeste — A Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Paraíso também confirmou que estão bastante adiantados os entendimentos como o Instituto Federal Sudeste, polo Rio Bomba. A intenção é ofertar os cursos de Secretário Escolar, Zootecnica, Gerência de Saúde, além de Meio Ambiente. Também neste caso, as aulas serão pelo sistema de Ensino à Distância (EAD), com a realização de pelo menos uma aula presencial ao mês. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3539-7021.

arquivo Comunicação