Estudantes recebem diplomas de cursos técnicos

14/06/2016

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, realizou a formatura de 50 alunos dos cursos técnicos do Polo e-Tec (Escola Técnica Aberta do Brasil), mantidos em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), Câmpus Muzambinho, pelo programa e-Tec Brasil. O evento contou com a presença de dirigentes da instituição que enalteceram a parceria pela criação, manutenção e possibilidade de realização de novos cursos. O secretário Cícero Barbosa da Silva enfatizou a nova realidade implantada pela administração municipal. "Esta é uma das metas do prefeito Reminho Aloíse que temos feito realidade em nosso município, onde temos um governo para o desenvolvimento do povo", avaliou.

A solenidade foi realizada na noite de sexta-feira, 3 de junho, no Teatro Municipal Sebastião Furlan onde os estudantes dos cursos técnicos em Alimentos, Análises Clínicas, Cafeicultura, Informática e Meio Ambiente receberam o diploma de Técnico Federal. A mesa de honra teve a presença de vários representantes do Instituto, como os professores Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel, José Mauro Costa Monteiro (pró-reitor de Desenvolvimento Institucional), Alexandre Antunes Martins (coordenador do polo e-Tec de São Sebastião do Paraíso), Daila Badan Bueno, o promotor de Justiça Rômulo Aguiar Generoso, além do secretário de Comunicação, Rafael Gonçalves, que representou o prefeito Reminho e o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, professor Cícero Barbosa.

A sessão solene foi iniciada com a composição dos membros da mesa, entrada dos formandos e execução do Hino Nacional Brasileiro e Hino de São Sebastião do Paraíso. A aluna Aline Mariane Andrade, do Curso Técnico de Agronomia, prestou o juramento que foi acompanhado pelos demais formandos. Eles declararam cumprir o dever de técnico e agir com responsabilidade em favor de um mundo melhor e solidário, respeitando o homem e o meio ambiente.

A estudante Ângela Esteves, do curso Técnico em Alimentos, foi a oradora entre os alunos. Emocionada, ela destacou que a partir daquele momento tinha início uma nova caminhada e relembrou os desafios vencidos durante o período de estudos, enfatizando que tudo foi válido. "Não foi fácil até aqui e nada será fácil de agora para frente em que o futuro nos espera, mas devemos ter força de vontade e persistência", disse.

O secretário Cícero Barbosa afirmou que aquela noite tem um significado importante por ser finalizado um processo iniciado em 2012. "O prefeito Reminho buscou esta parceria com Instituto Federal para ofertar o que não havia na cidade, possibilitando com que os alunos pudessem cursar um curso federal sem ter de ir para outras cidades" declarou. Ele lembrou que, inicialmente, eram cinco cursos, depois vieram outros e atualmente são 12 cursos técnicos ofertados no município. "O instituto tem um papel fundamental em nos dar o respaldo para ofertar vagas e estes 50 diplomas federais farão a diferença em nossa cidade. "Desde que implantamos o polo, mais de cinco mil alunos passaram por programas de qualificação profissional ofertados pela prefeitura em parceria com os órgãos de ensino", completou.

Em nome do prefeito Reminho, o secretário Rafael Gonçalves enfatizou as falas de Cícero Barbosa, ressaltando que o município realizou investimentos de R$ 250 mil na implantação do polo e-Tec. Paraíso já possui duas áreas destinadas à construção de um campus presencial que terá capacidade de atender 1.500 alunos/dia em três turnos. "Ficam os meus votos de sucesso, pois, nunca na história deste município, se investiu tanto em cursos técnicos, e tenho certeza de que vocês farão jus ao certificado que estão recebendo e que farão a diferença em um futuro breve", acrescentou.

A professora Daniela Cruvinel, do IF Sul de Minas, disse que se sente satisfeita ao concluir esta etapa. "A colação de grau concretiza mais uma fase na vida de vocês, que chegaram aqui cheios de expectativas, que agora é transformada em novos objetivos" destaca. Ela enfatiza que o ensino à distância não é fácil e requer disciplina e compreensão de toda a família, além de planejamento para gerenciar o tempo. "O curso não se faz apenas com os professores, mas existe uma grande equipe, com tutores, coordenadores, representantes do município que trabalham em harmonia para o sucesso destes projetos", acrescenta.

Para Daniela, os alunos levarão à frente o nome da instituição. "Que vocês tenham compromisso com a profissão que vão exercer, com ética, seriedade e cautela. Dê o melhor de vocês diante dos desafios, vocês farão a diferença e serão multiplicadores de conhecimento", completou. Após os pronunciamentos foram realizadas homenagens aos colaboradores da implantação do curso e, na sequência, a entrega dos diplomas aos formandos. Ao final foi descerrada uma placa com os nomes dos alunos das turmas, representantes da instituição e da prefeitura, e que ficará exposta no rol de formandos do prédio do polo e-Tec.