Clube de Xadrez mantém ações em Paraíso

10/06/2016

O Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso está desenvolvendo uma série de atividades e ações em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte. O presidente do Clube, Evandro Amorim Barbosa, que é Grande Mestre em Xadrez e o secretário de Esporte, Tomás Salviano Martins, acertaram um acordo para que os enxadristas pudessem utilizar um espaço na Arena Olímpica. Com isso, além do atendimento diário, o Clube de Xadrez reúne nos finais de semana os associados e convidados para a realização de torneios relâmpagos. Outros eventos de maior porte, como o Campeonato Mineiro Absoluto da categoria, já está sendo organizado conjuntamente entre os enxadristas e o município.

De acordo com o secretário, Tomás Martins, a parceria firmada com o Clube de Xadrez e a Prefeitura possibilitou com que a Arena Olímpica de Paraíso também se tornasse a casa do xadrez. "Paraíso sempre se destacou no xadrez, nas escolas, nas competições em Minas, no Brasil e até no exterior; agora temos até um Grande Mestre que é o Evandro, dentro das nossas possibilidades não poderíamos deixar de incentivar esta atividade", diz o secretário. A Secretaria de Esporte disponibilizou o espaço no 3º andar da Arena onde foi montada a sala e demais locais utilizados pelos enxadristas nos finais de semana e nas competições organizadas em Paraíso.

Em todos os sábados é realizado o Circuito Blitz organizado pelo Clube de Xadrez de Paraíso, onde são disputados torneios relâmpagos a partir das 16h com premiação em troféus e medalhas. Outro evento que já está agendado para os próximos dias é a realização da 1ª Dobradinha CXSSP agendada para 19 de junho a partir das 10h. Serão realizados  dois torneios oficiais valendo rating fide, com cinco rodadas e um torneio de blitz "relâmpago" com sete rodadas.

Também em parceria entre o Clube de Xadrez e a Prefeitura, acontecerá nos dias 21,22 e 23  de outubro o Campeonato Mineiro Absoluto. A competição será válida para cálculo de rating Fide, CBX e FMX (clássico) A realização é da Federação Mineira de Xadrez e a Prefeitura.

O Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso é uma entidade associativa sem fins lucrativos que foi fundada em 1994 pelo enxadrista Sebastião Lopes, considerado um grande entusiasta e incentivador da modalidade na cidade. Hoje à frente do clube como seu presidente está o GM Evandro Amorim Barbosa, paraisense que figura entre os melhores enxadristas do Brasil. O vice-presidente é o também  renomado MN Gerson Peres Batista. Além disso, conta com numerosa equipe de enxadristas paraisenses, todos contribuindo para o fortalecimento da entidade.