Participantes recebem certificados de Inclusão Digital

04/02/2016

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso e em parceria com a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) realizou na noite de quinta-feira, 28, a entrega de certificados para três turmas de alunos que participaram e concluíram o curso de Inclusão Digital e Iniciação à Informática. “Estamos felizes por poder ofertar estas oportunidades formação profissional e inclusão digital, com a conclusão dessas turmas já ultrapassamos a casa de 250 alunos concluintes somente neste curso”, afirmou o secretário, professor Cícero Barbosa da Silva.

O evento marcou o encerramento das atividades para 38 alunos distribuídos nas três turmas do curso, com idades que variam de 11 a 70 anos, inseridos no programa Vida Ativa, entidades assistenciais como Casa São Francisco e Lar Pedacinho do Céu e o público em geral. A proposta é atender aos cidadãos com interesse no uso da informática de maneira mais efetiva. "Muitas pessoas utilizam o computador, mas sem a forma correta, sem conhecimento técnico e a proposta é apresentar a  maneira adequada de manuseio e as ferramentas básicas de informática e assim o aprendizado se torna mais fácil, começando pelas fases introdutórias e depois o aluno vai evoluindo para etapas mais complexas", explica o secretário.

Os cursos ministrados tiveram duração de dois meses e um total de 42 horas. Foram ofertadas atividades práticas com aulas de três horas de duração, duas vezes por semana. "Com esta carga horária de aula temos condições de transmitir um conhecimento mais aprofundado e este é um dos diferenciais dos nossos cursos possibilitando assim melhores condições de aprendizado", aponta o professor Cícero Barbosa. Ele destacou também que a presença do professor em sala de aula é outro ponto facilitador para o momento de serem sanadas as dúvidas dos alunos. "Contamos com professores graduados e capacitados para ensinar e ofertar o melhor do conteúdo, são cursos presenciais voltados para cada público específico", acrescenta.

Nova vagas  —  O secretário de Ciência e Tecnologia informou ainda que já estão abertas as inscrições para os novos de informática que serão ofertados nesse primeiro semestre de 2016, também em parceria com o polo Uaitec. "Vamos oferecer o curso de Operador de Computador, o curso de Inclusão Digital e teremos como novidade um curso de informática voltado para crianças com idade entre 10 e 13 anos”, afirmou o secretário. Os cursos já estão com as inscrições abertas e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3539-7016 ou diretamente na sede da secretaria em frente a Prefeitura. As aulas das novas turmas terão início após o carnaval e há possibilidades do aluno participar dos cursos nos turnos matutino, vespertino, noturno ou aos sábados.