Iniciados cursos de informática para terceira idade

08/12/2015

Começou na segunda-feira, 30 de novembro, mais uma turma do curso de Inclusão Digital e Iniciação à Informática ofertado pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior em parceria com a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec).

Nessa turma estão sendo atendidos o público que participa do programa Vida Ativa, formado por senhores e senhoras da terceira idade e que desejam conhecer melhor o funcionamento dos computadores e, então, operar de modo satisfatório os principais recursos e programas de informática. José Antônio Quirino é um exemplo de quem está aproveitando a oportunidade para ampliar seus conhecimentos. "Iniciei para fazer uma espécie de reciclagem sobre o que já sei e obter mais aprendizado. A gente precisa acompanhar os avanços da tecnologia para não ficar para trás", comenta.

Quirino destacou ainda que está aproveitando o tempo disponível. "A gente aprendendo, de repente também podemos ensinar as outras pessoas", aponta. Para outra participante do programa, Maria Nazaré Mendes Guimarães, integrante do programa Vida Ativa, a participação no curso de informática está sendo uma experiência muito válida. "Achei maravilhosa esta oportunidade e está sendo uma maneira de melhorar meus conhecimentos, conhecer novas pessoas, fazer novas amizades", conta.

A turma é formada por 20 alunos com idade média de 60 anos e a maioria não possuía cursos de informática, apenas tiveram algum contato básico com o computador antes de se matricularem no curso. Maria Nazaré descreve que já trabalhou com informática por algum tempo, mas sente necessidade de buscar novos aprendizados. "Trabalhei 22 anos atuando com um tipo de programação e agora quero diversificar meus conhecimentos, aprender mais, saber comunicar com os recursos modernos e não ficar de fora das novidades", ressalta com muito bom humor", completa.

De acordo com o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, professor Cícero Barbosa, essa iniciativa visa dar oportunidades às pessoas da terceira idade para que elas também possam ser inseridas no mundo tecnológico. O secretário destacou ainda que, na atualidade, a informática está presente em nossa vida em diversos momentos do cotidiano como, por exemplo, nos caixas eletrônicos dos bancos, nos terminais de consultas de preços em supermercados e lojas, nos telefones celulares e tablets, etc. Assim, de acordo com Cícero, é importante que a população idosa tenha um contato de qualidade com esses recursos tecnológicos e oferecer esses conhecimentos básicos para bem operarem essas tecnologias é a proposta do curso.

As aulas acontecem duas vezes por semana com duração de três horas por dia, totalizando uma duração de 42 horas distribuídas em dois meses de curso onde os alunos aprenderão a utilizar softwares básicos para digitação, envio de e-mail, navegação na internet e manipulação de arquivos. Os alunos concluintes recebem certificados de qualificação profissional. “O atendimento dos alunos da terceira idade atende a uma solicitação do prefeito Rêmolo Aloise para garantir a inclusão digital da população nessa faixa etária e assim oportunizarmos a todos o acesso ao conhecimento tecnológico”, finalizou o secretário.

fotos: Divulgação