Prefeitura repassa mais de R$ 360 mil às entidades

08/12/2015

O prefeito Rêmolo Aloise assinou na manhã de sexta-feira, 27, os cheques destinados a dez entidades sociais cadastradas junto ao Fundo Municipal da Criança, em São Sebastião do Paraíso. Foram repassados o montante de R$ 361.971,82 e que, conforme a presidente do Conselho, Rejane Tavares, é o maior valor recebido pelas entidades nos últimos tempos. "Nós só temos a agradecer e nos últimos tempos nunca fomos tão bem atendidos pela administração municipal como agora", disse Juliana Martins, em nome do Lar Pedacinho do Céu.

A reunião para o repasse das subvenções ocorreu na Prefeitura e também reuniu os vereadores Valdir Donizete do Prado, Marcos Antônio Vitorino, Jesu Araújo e Sérgio Aparecido Gomes. Também participaram a procuradora do município, Maria Salete dos Santos Caetano; o secretário de Planejamento e Gestão, Adriano Reis de Paula; o contador Silvio Aparecido de Carvalho e o assessor de Controle Interno, Elson Donizete Alves. Estavam presentes representantes das entidades contempladas que acompanharam atentamente o pronunciamento do prefeito.

Durante o encontro, Reminho fez uma breve prestação de contas de sua gestão e falou também de sua carreira política, quando relatou sobre as eleições que disputou. Sobre sua gestão na Prefeitura, ele lembrou da dívida de R$ 22 milhões herdada da administração anterior e citou a existência de R$ 5 milhões sem empenho. “Aplicamos 44% do orçamento em saúde, fizemos 1.200 ressonâncias; na educação não temos nenhuma criança fora da creche e da escola”, citou. Ele declarou ainda que sua gestão foi pautada em fazer o melhor pela cidade, mas que tem enfrentado desafios, como foi a dívida de mais de R$ 2 milhões com o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais. "Tivemos uma queda na arrecadação de 40% e isso está nos prejudicando bastante", relata.

Antes de fazer o repasse dos cheques às entidades contempladas, ele ouviu depoimentos como de Juliana Martins, em nome do Lar Pedacinho do Céu. "Nós estamos muito gratos, nunca fomos tão bem atendidos como nesta gestão. Todas as solicitações que fizemos foram atendidas, as subvenções estão sendo pagas em dia, só temos a agradecer", relatou. Ademar Paschoalino, diretor da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), agradeceu o apoio recebido."Vamos continuar trabalhando em conjunto e em parceria em prol das nossas crianças", definiu.

Conforme Ruth Corsi, presidente do projeto S.O.S. Criança, o recurso recebido já tem destino certo. "Vamos destinar o dinheiro para o desenvolvimento de importantes projetos para as nossas crianças. Temos a aquisição e manutenção de instrumentos e esta verba chega em muito boa hora", comenta. Luiz Carlos de Aguiar, da Associação de Combate ao Câncer (ACCa), disse que o recurso recebido será destinado na ajuda de duas crianças que são atendidas pela instituição. "Gostaria que não houvesse a quem destinar estes recursos na nossa instituição, mas temos membros de duas famílias que são assistidos por nós", completa.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Rejane Tavares, disse que o órgão trabalha com seriedade. "Tivemos a eleição do nosso conselho e tudo foi acompanhado pelo Ministério Público e não tivemos nenhum problema". Quanto à lentidão em algumas ações, ela esclareceu que alguns trâmites são mesmo demorados, mas ressalvou que o objetivo é fazer o trabalho com responsabilidade. "Estamos montando um plano de trabalho, vamos fazer um trabalho forte para ampliarmos as doações, se não conseguimos mais agora, não foi por falta de interesse, mas acredito que este foi o maior repasse que Paraíso já viu", comenta. Ela acrescentou ainda que tem feito visitas e acompanhamento de perto do trabalho de todas as entidades contempladas, finalizou.

Valores repassados às entidades

Associação de Combate ao Câncer (ACCa): R$ 5.001,50.
Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp): R$ 12 mil.
Associação de Amigos do Autista e Psicótico de São Sebastião do Paraíso (Amapp): R$ 71.610,25.
Associação do Centro de Reabilitação Neurológica e Equoterapia (Amorequo): R$ 15.858,00.
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae): R$ 141.850,00.
Casa São Francisco: R$ 22.358,67.
Centro Espírita Deus, Amor e Caridade: R$ 8.663,00.
93º Grupo Escoteiros Apóstolos da Liberdade: R$ 11.672,00.
Lar Pedacinho do Céu: R$ 53.842,40.
Serviço de Obras Sociais (S.O.S.): R$ 19.116,00.

foto: Gustavo Cezarino