Circo Sesi leva interação de segurança no trabalho à indústrias de Paraíso

19/10/2015

Uma das atrações da 3ª Semana de Ciência e Tecnologia realizada entre os dias 5 a 9 de outubro em São Sebastião do Paraíso foi Circo Sesi, que também foi atração em três empresas da cidade. Através de uma parceria entre Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, o Serviço Social da Indústria (Circo Sesi) e empresas, foram realizadas apresentações para cerca 450 funcionários abordando temas como saúde e segurança no trabalho.

Conforme o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, professor Cícero Barbosa, a proposta apresentada foi no sentido de conscientizar os trabalhadores sobre questões importantes como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e outras técnicas de segurança, de uma maneira lúdica e descontraída. As apresentações ocorreram nas empresas Duzane Lingerie, Jugley Lingerie e na Laticínios Aviação, tendo reunido ao todo cerca de 450 pessoas. Em todas as ações realizadas pelo grupo de teatro, a linguagem circense, o teatro e a música foram caminhos utilizados para entreter e informar conceitos relacionados à saúde, segurança, valorização da indústria e capacitação profissional.

De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da Duzani Lingeri, Milena Fernandes, a parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia foi muito importante para a empresa. "Os nossos colaboradores gostaram muito da apresentação do pessoal do circo Sesi que  fizeram um trabalho muito sério, mas de uma maneira bastante descontraída, foi muito bacana", comenta. Ela destacou a interação entre os atores e o público, o que possibilitou uma dinâmica especial na apresentação. "Tivemos mais de 250 participantes e eles ficaram muito satisfeitos, isso certamente reflete na qualidade do trabalho e na produtividade", disse.

“Para a Prefeitura esta parceria tem o propósito de auxiliar as empresas em uma temática tão importante que é a segurança no trabalho e consequentemente contribuirá para melhorar a produtividade e desenvolvimento das empresas", aponta o secretário Cícero. Já o coordenador do projeto Circo do Sesi, Alisson Masaharu Assunção, a parceria é importante para o Sesi e para as empresas fortalecerem o processo de produção. Além das apresentações nas empresas, o grupo teve duas participações no palco montado ao lado da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, onde nos dois dias foram reunidos um público superior a 600 pessoas.

Cícero ressalta que este tipo de parceria é uma proposta da Prefeitura para destacar os valores profissionais existentes e melhorando as condições de trabalho. O prefeito Rêmolo Aloise assistiu a apresentação do grupo na terça-feira, 6 e destacou que a parceria com o Circo Sesi será reafirmada para o próximo ano nas empresas e, também, para o público em geral. Ele afirmou ainda que a qualidade da peça facilita o entendimento do público sobre este tema tão importante para os trabalhadores.