Programa Vida Ativa agitando na Semana do Idoso

14/10/2015

Hoje em dia as pessoas vivem em um momento fitness onde muitas procuram a saúde com uma boa alimentação e atividade física, para conseguir chegar aos 60 anos realmente prontos para viver a melhor idade. Assim também é o lema do programa Vida Ativa, não só voltado para idosos, pessoas acima dos 60 anos, mas também para adultos que procuram e desejam chegar nessa idade fazendo dela realmente a melhor idade.

O programa Vida Ativa acontece em dez núcleos de São Sebastião do Paraíso e também no distrito de Guardinha, com cerca de mil participantes inscritos e frequentes nas variadas atividades físicas como ginástica, caminhada, alongamento, dança recreação, hidroginástica, tudo acompanhado por profissionais e sempre com grandes desafios. Além disso, todo mês acontece um evento ou viagem turística e cultural.

Em setembro um grupo com de 60 pessoas passou oito dias (14 a 22) na região norte do País, em Fortaleza (CE), onde puderam apreciar e conhecer belas paisagens, com passeios de buggy, pau de arara e jangada. Dias depois, outro grupo, juntamente com a professora Leni Soares, viajou em 28 de setembro para participar do 35° Encontro Nacional da Melhor Idade (Enati), que reuniu cerca de duas mil pessoas de todo o Brasil na cidade mineira de Poços de Caldas, com atividades variadas durante sete dias. O evento teve atividades físicas, palestras e bailes, numa programação recheada de muita emoção e alegria. A professora Leni foi uma das convidadas a estar no palco juntamente com a renomada professora e pesquisadora sobre melhor idade, Maria Alice Corazza e colaborou com a aula no Encontro Nacional, representando mais uma vez a cidade.

A agenda do Vida Ativa continua recheada. Neste mês de outubro o grupo participa nas atividades noturnas realizadas pelas escolas municipais em comemoração do aniversario da cidade. Entre as atividades constam caminhadas e muita atividade física, apoiando também o evento Outubro Rosa, com participação na Caminhada promovida pela Secretaria de Saúde no dia 23 de outubro. No próximo mês está agendada mais uma viagem turística, desta vez com destino ao Thermas dos Laranjais, em Olímpia (SP).

Em comemoração à Semana Nacional do Idoso, o Vida Ativa inaugurou mais um núcleo do programa na Casa da Cultura, com aulas ao ar livre de música, dança, ginástica, alongamento, caminhada. Os encontros acontecem às terças e quintas-feiras, às 7h30.

“Nós do grupo Vida Ativa utilizamos de um remédio antidepressivo natural e gratuito, o nosso suor. Mas como assim o suor? Ele sim, para nós funciona como um anti depressivo. Se você sofre de preocupações, ansiedade ou tem depressão crônica, a tristeza pode fazer tudo na vida parecer mais difícil. Os medicamentos anti depressivos têm sido uma dádiva de Deus para muitas pessoas, mas um estudo descobriu que as pessoas que tinham depressão e fizeram exercício aeróbico mostraram tanta melhora em seus sintomas quanto as que tomaram medicamento”, explica a professora Leni Soares.

Na verdade, depois de quatro meses, 60% a 70% dos indivíduos não poderiam nem mesmo ser classificados como tendo depressão. Melhor ainda, um acompanhamento dos pacientes constatou que os efeitos do exercício físico duraram mais tempo que os do medicamento. “Então vamos agitar, venha fazer parte do nosso grupo sem idade minima e, principalmente, sem idade máxima. Nosso lema é se divertir com qualidade de vida”, ressalta.

Confira abaixo os dias, locais e horários onde acontece o programa Vida Ativa:

• Arena Olímpica: quarta e sexta feira, das 7h30 às 8h30.
  • Lagoinha: segunda-feira, das 8h às 9h.
  • Operário: segunda feira, das 8h às 9h e quarta-feira, das 15h as 16h.
  • Verona: terça e quinta-feira, das 7h às 8h.
  • São Judas: segunda-feira, das 7h às 8h e quinta-feira, das 8h às 9h.
  • Casa da Cultura: terça e quinta-feira, das 7h30 às 8h30.
  • Vôlei adaptado no Centro Social Urbano 1: terça e quinta-feira, das 7h30 às 8h30.
  • Ginástica no Centro Social Urbano 2: segunda e quarta-feira, das 7h às 8h.
  • Hidroginástica no Centro Social Urbano 2: segunda e quarta-feira, das 15h às 17h30 e terça e quinta feira, das 7h às 9h30.
  • Guardinha: terça e quinta-feira, das 7h30 às 8h30.