Guardinha: Guarda Ambiental Mirim ganha uniformes

18/09/2015

Uma solenidade realizada na manhã de quinta-feira, 17, na Escola Municipal Francisco Daniel, no distrito de Guardinha, marcou a entrega dos uniformes aos 36 alunos que integram o projeto Guarda Ambiental Mirim. Conforme o cabo PM, Robson Augusto Domingos, técnico da Polícia Ambiental, "estas crianças estão iniciando hoje uma nova fase, estão ganhando estes uniformes representa mais respeito, responsabilidade que exigirá deles um comportamento diferenciado dos demais", comentou militar.

O evento contou com a presença da secretária municipal de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges, da secretária municipal de Educação, Regina Márcia Penha Pimenta, que representaram o prefeito Rêmolo Aloise. Também participaram Silvana Aparecida de Andrade Antônio Souza, diretora da escola Francisco Daniel, o empresário José Márcio Colombarolli, professoras, funcionários e guardas unicipais. "Esta é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e vocês foram escolhidos, pois, este projeto poderia ter ido para outras escolas. Tenho certeza que o conhecimento adquirido e o aprendizado será muito importante e fará a diferença na vida de vocês", comentou Regina Márcia.

Yara Borges enfatizou que a escolha das crianças do distrito de Guardinha para a realização da primeira etapa do projeto atende um pedido especial do Executivo. "Foi o prefeito Reminho que nos pediu desde o primeiro dia em que assumi a Secretaria que déssemos uma atenção especial para a comunidade e vocês foram os primeiros escolhidos neste projeto", disse. Ela agradeceu ao cabo Robson, instrutor no projeto pela dedicação e empenho."Vocês têm uma capacidade imensa de aprender e esperamos que vocês sejam multiplicadores daquilo que estão aprendendo não só sobre meio ambiente, mas de todo o conteúdo oferecido. Que cada um de vocês façam a sua parte e levem o aprendizado à todos", anunciou.

O empresário José Márcio, patrono dos alunos, parabenizou a iniciativa. "Precisamos de luz e do conhecimento. Este sincronismo vem pela educação. Estas crianças tem uma missão maior que é colocar Guardinha dentro de Paraíso e isso sedá pela educação" comparou. Ele relembrou quando estudante, integrou o pelotão agrícola da escola municipal Campos do Amaral. "Lembro com orgulho que ajudei plantar aquelas árvores existentes na portaria. Agora é vocês quem precisam dar o exemplo e fazer a história, porque assim podemos ir mais longe. Esta aqui na educação destas crianças o futuro do nosso País e da nossa comunidade", concluiu.

De acordo com o cabo Robson, as atividades do curso vão continuar em mais uma etapa. "Tivemos inicialmente a parte teórica e eles já aprenderam muito. Agora vamos para uma segunda fase que é ligada a parte prática, onde teremos visita e outras ações", assegura.

O projeto de educação Guarda Ambiental Mirim é uma parceria entre a Polícia Militar de Minas Gerais e a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso. A ação prevê o envolvimento dos órgãos governamentais e da iniciativa privada. Foram listados o 3º Pelotão PM Ambiental da 18ª Companhia de Polícia Militar Independente, a Prefeitura de Paraíso, Ministério Público, Associação Regional de Proteção Ambiental, a Escola Municipal Francisco Daniel, Associação de Desenvolvimento Ambiental Amigos de Paraíso e a Empresa Pigminas. A iniciativa também consiste no estabelecimento de ensino em diversas áreas do conhecimento e, sobretudo, a participação efetiva da sociedade, engajada em torno da conscientização, do respeito e das degradações ambientais impostas pelo próprio homem ao longo da história das civilizações,além de noções de civismo e cidadania.

fotos: Gustavo Cezarino