Secretaria premia alunos com visita ao bosque em Ribeirão

10/09/2015

Cerca de 30 alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Alice Naves Ferreira fizeram uma visita, na quinta-feira, 20, ao Bosque Municipal Fábio Barreto, em Ribeirão Preto. O passeio foi um prêmio concedido aos estudantes, pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior. Em 2014 eles foram premiados durante a realização da 1ª Feira Municipal de Ciência e Tecnologia, com a apresentação do trabalho “O Segredo da Lagarta”, nas atividades da 2ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. De acordo com o secretário, professor Cícero Barbosa, a feira tem o propósito de divulgar trabalhos científicos realizados pelos alunos do ensino fundamental e médio.

Cícero comenta que durante a primeira edição da feira realizada ano passado, os estudantes desenvolveram trabalhos que foram apresentados à comunidade. Conforme o regulamento, podem participar alunos do 4º e 8º ano do ensino fundamental e estudantes do 2º ano do ensino médio. Os vencedores de cada categoria (alunos, professores e escolas) recebem certificados pela elaboração e apresentação dos projetos e outros prêmios específicos. “Procuramos com essa premiação incentivar os alunos a realizarem pesquisas científicas e assim aprimorar seus conhecimentos na área”, explicou o secretário.

Durante a visita ao bosque os alunos viveram momentos de lazer através de uma visita guiada quando obtiveram muitas informações sobre a fauna e a flora. Eles visitaram os locais onde os animais vivem e se surpreenderam com espécies que não conheciam. Tartarugas, jacaré, avestruz, suçuarana, onças, leões, urso, macacos, araras, tucanos, peixes e cobras entre tantos outros e tudo era novidade e a empolgação foi muito grande.

Ao final do passeio, embora cansados, as crianças estavam entusiasmadas e foram levadas para tomar um lanche. "Achei ótima a visita. O que mais gostei foi ver tantos animais e, principalmente os leões, que eu nunca tinha visto", disse o aluno Robson de Morais Simões. Para Emily Aparecida Cassiano de Andrade a visita foi muito divertida. "Achei muito legal porque eu nunca tinha vindo aqui e conheci vários animais", conta. Ela disse que foi selecionada para o passeio porque em 2014 teve um trabalho premiado na feira de ciências.

Conforme a professora Maria José Vieira da Silva, o anuncio da visita a Ribeirão e o passeio ao bosque foi uma grande surpresa. "Eles não esperavam e confirma que o trabalho deles realmente foi um sucesso e serve de exemplo para tantos alunos que queriam vir. Quando se dedica e faz bem feito tem uma recompensa e é muito gratificante vê-los aqui, a maioria pela primeira vez, tendo aula de biologia e depois de tantos aprendizado de ciências também", completa.

Ainda segundo o secretario, entre os dias 5 a 9 de outubro de 2015 acontecerá a segunda edição da Feira Municipal de Ciência e Tecnologia e que os melhores trabalhos novamente serão premiados. "Já levamos uma turma ao Museu da TAM em São Carlos, agora estes meninos foram conhecer o bosque de Ribeirão Preto, a premiação será a mesma para os ganhadores deste ano que farão as visitas possivelmente em novembro", disse Cícero. “Estas  premiações são um estímulo a aprofundar a busca por conhecimento, acreditamos que estas viagens elevam o nível de conhecimento dos alunos, sendo que muitos destes não teriam acesso a estes elementos e locais”.

O secretário destacou ainda que essas atividades da feira contam com o total incentivo e apoio do prefeito municipal Rêmolo Aloise. “Esta atitude para o desenvolvimento científico e tecnológico do município tem sido de grande relevância para que possamos colocar nossa cidade em um nível de desenvolvimento científico que possa no futuro promover o desenvolvimento econômico”. Cabe ressaltar que as atividades da Secretaria municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior pautam-se no desenvolvimento científico e tecnológico como um todo e também na implantação de cursos técnicos, de qualificação profissional e cursos superiores. Esta secretaria foi criada no início da gestão do prefeito Reminho.

O Bosque

O Bosque Municipal Fábio Barreto em Ribeirão Preto é uma área pública contendo floresta nativa na área central do município. Foi criado por decreto de reserva do prefeito Fábio Barreto no ano de 1948. Também conhecido como Bosque Municipal, foi transformado, em 1995, em conjunto com o complexo esportivo e o complexo cultural, no Parque Municipal do Morro do São Bento.

Como área de lazer e encontros sociais, mostra também o lado científico onde a classe estudantil elabora aprendizado e conhecimentos proporcionados pelo Parque Botânico e pelo Zoológico, com uma variedade de animais e pássaros do Brasil e do exterior. Restaurante e bares, playground e áreas de circulação completam o equipamento de apoio aos visitantes. Sua localização privilegiada no centro da cidade, na chamada área cultural, é ponto de atração turística de projeção de Ribeirão Preto.