Secretaria de Esporte comemora Dia do Educador Físico

03/09/2015

A Secretaria Municipal de Esporte da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso celebrou em 1º de setembro, terça-feira, o Dia do Educador Físico. A data é voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão. O secretário Tomás Salviano Martins reuniu a equipe de treinadores que atuam no setor para um café da manhã e entrega de troféus. "É um dia celebrativo em que devemos valorizar estas pessoas que tanto se dedicam ao esporte e já formaram muitas pessoas, seja na nossa área ou em outras atividades, mas que passaram pelas nossas mãos", descreve.

Em 1º de setembro é comemorado no Brasil o Dia do Profissional de Educação Física. Esta celebração ocorre nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, em 1 de setembro de 1998, que regulamentou a profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física. De acordo com o Conselho, é reconhecido como profissional de Educação Física aquele identificado por denominações como  professor de Educação Física, técnico desportivo, treinador esportivo, preparador físico, personal trainner, técnico de esportes, treinador de esportes, preparador físico-corporal, professor de Educação Corporal, orientador de exercícios corporais, monitor de atividades corporais, motricista e outros.

Independentemente da área em que o profissional atua, ele sempre está diretamente relacionado com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população. Assim sendo, é fundamental que um profissional formado e devidamente registrado acompanhe as atividades físicas realizadas em academias e escolas, por exemplo, para garantir que a atividade ocorra de maneira adequada, além de garantir a saúde de quem está praticando. Para assegurar que o profissional de Educação Física esteja apto a promover a saúde da população, os cursos oferecidos pelas universidades não se baseiam apenas na prática de exercícios, danças e esportes. Durante toda a formação, o profissional é informado sobre o funcionamento do corpo e tem acesso a matérias como fisiologia, anatomia humana, bioquímica, biofísica e comportamento motor.

Para o secretário de Esporte, a ideia da reunião surgiu para aproveitar o dia e reunir a equipe de técnicos e treinadores da Prefeitura para esta comemoração. "Fica aqui o nosso agradecimento e reconhecimento pelo trabalho diário, pelas lutas, conquistas e atuações, desde as categorias de base até as equipes adultas que disputam várias competições em nome da cidade", explica Tomás. Ele ressalta que ao longo dos anos muitas pessoas da sociedade paraisense já passaram pelas mãos dos professores de Educação Física. "Mesmo que  tenham seguido outras carreiras, a contribuição dos nossos professores e treinadores é uma marca registrada de várias gerações", detalha.

Além do café da manhã foram entregues para cada um dos treinadores um troféu de reconhecimento pelos serviços prestados. De acordo com Tomás, também foi feita homenagem à professora de Educação Física, Sebastiana Dramis, que foi a primeira a atuar no município. A foto dela foi inserida em um painel destacado em frente a Arena Olímpica. "Ela é a única farmacêutica formada na antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia de São Sebastião do Paraíso e que se encontra em vida ", destaca o secretário.

Conforme o professor de Educação Física, Ludovico Ferreira Júlio, os 27 anos de formado  representa muito em sua vida. "Poucas pessoas reconhecem o nosso trabalho, mas me recordo de ter ouvido de uma de minhas alunas de que sou mais pai para ela do que o próprio pai pela convivência diária  das aulas e treinos", conta. Ele descreve ainda que antes de serem técnicos, eles são educadores através do esporte".

A professora Leni Soares Oliveira diz que o encontro é a coroação de um trabalho de 28 anos de profissão. "São títulos não só na parte de competição, mas principalmente na vida. Hoje temos profissionais, doutores, colegas, amigos e gerações de pessoas que passaram pelas nossas mãos e assim vamos caminhando, formando cidadãos", descreve.

De acordo com o professor Reginaldo Batista Aparecido, o Reginho, ele trabalha e vive intensamente o esporte desde criança. "Hoje comemoramos este momento que significa uma vitória conquistada. Tento passar estes exemplos para a meninada que será o futuro. Procuro formar o cidadão com nosso projeto no distrito de Guardinha e nas ações que fazemos pelo esporte de nossa cidade", explica. Para o também professor  André Luis da Silva, o Pachá, "a data é mais um motivo para ser festejada, é motivo de orgulho e reconhecimento. Já estive como atleta e foram vários títulos e conquistas pela Taça EPTV, Copa Alterosa e outros torneios". Hoje atuando pela formação das equipes de base, ele se diz satisfeito com a atividade, completa.

foto: Gustavo Cezarino