Realizada aula inaugural Gerência em Saúde

04/08/2015

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou no último sábado (1 de agosto) a aula inaugural do curso Técnico em Gerência em Saúde. O evento reuniu cerca de 50 alunos matriculados e teve a presença da professora Maria Luz d' Alma Reis Olher, coordenadora do curso, que apresentou as propostas. "Queremos oferecer uma formação profissional de qualidade federal e diferenciada aos trabalhadores da área de saúde", explica o secretário professor Cícero Barbosa.

O curso é realizado em parceria entre a prefeitura e o Instituto Federal Sul de Minas, Câmpus Rio Pomba, pelo programa e-Tec Brasil (Escola Técnica Aberta do Brasil) e possui duração de 1.200 horas, sendo realizado em um período de 18 meses. "Estamos abrindo mais esta oportunidade para quem atua na área administrativa da saúde seja na rede pública ou privada", aponta o secretário. Conforme levantamento, além dos alunos de São Sebastião do Paraíso, há estudantes de São Tomás de Aquino, Itamogi, Arceburgo, Passos, Guardinha, Itaú de Minas e Jacuí.

A proposta da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia é a de qualificar os profissionais do setor visando melhorias no processo como um todo. "É uma iniciativa que vem de encontro com a intenção do nosso prefeito Rêmolo Aloise, em oferecer formação profissional em diferentes áreas do saber, já que antes haviam apenas duas ou três áreas atendidas em nossa cidade", ressalta Cícero Barbosa. O secretário enfatizou ainda que todos os concluintes. além do acesso a um ensino de gratuito e de qualidade. recebem certificados federais garantindo assim um diferencial competitivo no mercado de trabalho.

A professora Maria Luz d' Alma Reis Olher que palestrou para os alunos e convidados na aula inaugural enfatizou sobre a importância do curso e destacou pontos das atividades que serão trabalhadas durante o aprendizado. A gestão da saúde é fundamental para que o paciente seja uma das partes beneficiadas e para que o conjunto setor funcione de um modo mais eficaz, apresentando respostas positivas quando as ações são qualificadas, anunciou a coordenadora do curso.

O polo e-Tec de São Sebastião do Paraíso está localizado na Praça dos Imigrantes, em frente a Prefeitura Municipal e oferece atualmente nove cursos técnicos federais.