Paraíso realizará 2º Colóquio de Ciência e Tecnologia

31/07/2015

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizará dois eventos com a temática Ciência e Tecnologia. O primeiro deles acontecerá nos dias 4 e 5 de agosto, a partir das 19h, na Escola Municipal professora Alice Naves Ferreira – Jardim Planalto, com a realização do 2º Colóquio Municipal de Ciência e Tecnologia. Já em outubro será realizado um outro evento com uma programação mais extensa que prevê palestras, exposições e várias outras atividades paralelas, a 3ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia.

Conforme o secretário, professor Cícero Barbosa, o 2º Colóquio Municipal de Ciência e Tecnologia é um evento anual onde são realizados debate sobre temas relacionados ao setor. "Também teremos nesta oportunidade o lançamento da 3ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia e o lançamento do Programa Professor e Tecnologia que é voltado para a formação de professores para o uso das tecnologias digitais", anuncia.

Estão programadas quatro palestras para os dois dias do colóquio. No primeiro dia estará presente em Paraíso um representante da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, que abordará o tema "Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia em Minas Gerais". A segunda palestra terá como título "A importância do Ensino de Ciências nos Anos Iniciais no Ensino Fundamental". O palestrante será o professor José Segundiano Úngaro, mestre em educação e professor na rede estadual paulista, em Bauru.

No segundo dia está agendada palestra sobre "Importância do Ensino Tecnológico na Educação Básica". Na sequencia o tema debatido será "Contextualização das aulas de Ciência: museus, feiras, visitas e eventos de divulgação científica". As vagas são limitadas a 150 pessoas e as inscrições podem ser feitas no Polo da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) da Prefeitura, na Praça dos Imigrantes. A carga horária é de 6 horas, o evento é gratuito e os participantes dos dias de evento receberão certificados.

Semana de Ciência e Tecnologia

Agendada para ocorrer no período de 5 a 9 de outubro, a terceira edição da Semana de Ciência e Tecnologia terá atividades diversas com eventos no Teatro Municipal Sebastião Furlan, no Polo e-Tec, na Uaitec da Prefeitura e também na Praça dos Imigrantes. "Trata-se de um evento que atende a um chamado do Ministério da Ciência e Tecnologia, que está em sua 12ª edição nacional e aqui em Paraíso acontece pelo terceiro ano consecutivo, sendo iniciado junto com a nossa administração, sempre com o propósito de divulgar práticas científicas e mostrar à sociedade a importância dos estudos e a aplicação das ciências e das tecnologias no cotidiano da sociedade", explicou o professor Cícero Barbosa.

Para este ano de 2015 o tema apresentado para ser debatido é "Luz, ciência e vida". "Aqui em Paraíso estamos programando a realização de palestras, apresentações teatrais, exposição do Museu Itinerante de Ciências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de oficinas educacionais", enumera o secretário. Na programação consta ainda a presença da Escola Móvel do Senac-MG sobre Tecnologia e Gestão, exposição da carreta Escola Móvel sobre cafeicultura e tecnologia do café do Instituto Federal Sul de Minas, da Escola Móvel da Epamig. "Paralelamente acontece a 2ª Feira Municipal de Ciência e Tecnologia para divulgação dos trabalhos escolares da rede municipal e estadual de ensino", acrescenta Cícero. Também haverá a segunda feira de profissões com a exposição dos cursos técnicos e superiores ofertados no município e na região.

Programa Professor e Tecnologia

O programa Professor e Tecnologia é uma iniciativa que visa oferecer aos professores que possuem curso de licenciatura em qualquer área uma sólida formação para o uso das tecnologias educacionais aplicadas à sala de aula. Composto por três cursos modulares destinados a introduzir o professor e posteriormente promover o aprofundamento em áreas específicas do uso do computador, portais tecnológicos do Ministério da Educação, lousa digital e softwares livres como Linux Educacional, pacote Libreoffice, objetos virtuais de aprendizagem e laboratórios virtuais. De acordo com a secretaria de Ciência e Tecnologia as aulas iniciam na segunda quinzena de agosto.