Uaitec de Paraíso é a 5ª em Minas no atendimento

17/07/2015

O polo da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) mantido pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso foi o quinto no Estado em número de atendimento, no mês de junho. Os dados foram divulgados pela Diretoria de Educação a Distância da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Governo de Minas Gerais. "É um resultado que demonstra a importância do trabalho realizado pela Prefeitura no sentido de investir na qualificação profissional dos cidadãos paraisenses", comenta o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, professor Cícero Barbosa. Somente em junho a unidade registrou 340 matrículas nos 70 cursos oferecidos.

No ranking divulgado pelo Estado, o Polo Uaitec de Paraíso, administrado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, aparece à frente de outros polos instalados em cidade muito maiores do que Paraíso, como Alfenas, Três Corações, Ituiutaba, Passos, Pouso Alegre e Uberaba, por exemplo. Entre as primeiras colocadas do mês de junho estão João Pinheiro, Vespasiano, Montes Claros e Governador Valadares. "A maioria destas cidades são de porte e com populações bem maiores do que a nossa, e esta classificação confirma e justifica a necessidade da implantação da nossa unidade", comenta Cícero. Em todo Estado de Minas Gerais existem 101 polos da Uaitec.

Em São Sebastião do Paraíso o polo oferece cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD) e também cursos presenciais. Entre as áreas atendidas constam Desenvolvimento de Habilidades, Formação Profissional, Rede de Tecnologia de Capacitação, Inovação e Empreendedorismo, Meio Ambiente, Tecnologia da Informação e Comunicação, além de Saúde, Bem Estar e Cidadania. A carga horária de cada curso varia de 10 a 80 horas.

No primeiro semestre de 2015, o polo Uaitec da Prefeitura de Paraíso ficou em 15º lugar em Minas."Essa classificação mensal e semestral do nosso polo em nível de Estado, mostra que estamos no caminho certo e muito mais ainda será feito pela formação profissional dos nossos cidadãos", destacou o professor Cícero Barbosa. Entre os cursos mais procurados constam aqueles ligados às áreas de informática, auxiliar de escritório e gestão administrativa.

Somente por parte da Prefeitura, foram investidos cerca de R$ 200 mil de recursos próprios do município na adequação do prédio do polo, localizado na praça dos Imigrantes. "Este é um compromisso do prefeito Rêmolo Aloise em ofertar qualificação e gerar oportunidades à população paraisense", enfatiza Cícero. Na parceria entre o município e o governo mineiro, ainda foram aplicados mais R$ 500 mil em infraestrutura por parte do Estado.

Para o secretário, esse resultado alcançado só foi possível graças ao trabalho sério e comprometido do prefeito Reminho com a Educação Profissional, “Temos que agradecer e muito ao envolvimento do nosso prefeito com a educação profissional, pois ele não tem medido esforços para tornar nossa cidade um efetivo polo educacional”. Cícero destacou ainda que o trabalho da coordenação e agentes educacionais da Uaitec tem sido essencial para o alcance das metas e objetivos da unidade. “Sem a seriedade da nossa coordenadora e dos nossos agentes, certamente não alcançaríamos esses resultados”, finalizou o professor.

O polo da Uaitec em Paraíso atualmente é coordenado pela professora Poliana Silva Francisconi e tem como agentes educacionais o professor Marcel Epaminondas Borges e o bacharel em Sistemas de Informação, Jonatã Maik Maciel. O horário de funcionamento do polo é de 8h às 22h30 (com intervalo para almoço), de segunda a sexta-feira, e também está aberto aos sábados de 8h às 17h.