Trekking Ecológico acontece neste domingo

03/06/2015

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Sebastião do Paraíso fará no próximo domingo, 7, um Trekking Ecológico como parte integrante das comemorações da 18ª edição da Semana do Meio Ambiente que é realizada no município. Desde o início da semana, já ocorreram várias atividades como camping no Morro do Baú, 1º Trekking da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionas (Apae), caminhada, plantio de árvores, entre outras atrações. “Estamos fazendo em todos os eventos neste ano um trabalho de conscientização com o público participante, destacando principalmente a importância da preservação dos recursos hídricos e também da coleta seletiva", destaca a secretária Yara de Lourdes Souza Borges.

As comemorações foram iniciadas no fim de semana passado com o camping no Morro do Baú, que reuniu dezenas de participantes. Ainda no domingo, dia 31, aconteceu festival de pesca na Lagoinha e também reuniu grande número de participantes. Já na segunda-feira, dia 1º de junho, os alunos da Apae realizaram um trekking no Parque da Serrinha.

Na quarta-feira, 3, foi o "Dia Sem Carro" seguido da promoção de um concurso de selfies que premiará a foto mais curtida com uma bicicleta doada pelas empresas Gonçalves Salles e Peneira Alta. Também neste dia houve uma caminhada até o Parque da Serrinha que reuniu estudantes, integrantes do Grupo Vida Ativa, alunos da Escola Estadual Inês Miranda Almeida e pessoas da comunidade. Na chegada, houve a realização de ginástica ao ar livre, plantio de árvores às margens das nascentes do córrego Pilões. No período da tarde foi realizado o plantio de árvores no Senai e também na Avenida Zezé Amaral. “É um trabalho com ações de responsabilidade compartilhada, pois, as entidades parceiras vão ajudar a cuidar destas arvores", destaca.

À noite, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, foi ministrada uma palestra com equipe da Polícia Militar do Meio Ambiente, sobre o tema "A crise hídrica: a importância da conscientização do uso racional da água". "Este é um trabalho extremamente importante, pois, além da recuperação das nascentes, melhoria da qualidade das águas que abastecem 30% do município, estaremos contribuindo com o bem estar e a saúde do planeta, das pessoas e também promovendo um trabalho de preservação e conservação do meio ambiente, conscientizando a todos sobre os cuidados que devemos ter com nossos mananciais e recursos hídricos, sobretudo neste tempo de crise hídrica vivida em nosso país", afirma Yara.

Para a realização do próximo Trekking Ecológico no domingo, dia 7, continuam abertas as inscrições das equipes, grupos ou pessoas individuais que queiram participar do evento. Os interessado devem retirar a ficha de inscrição na loja Lena Tecidos, localizada à Rua Pimenta de Pádua, 1895 – Lagoinha, preencher os dados e levar até a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, à Rua José Osias de Sillos, 889. O trekking será a partir das 8h30 e as informações complementares sobre local de saída, chegada e o trajeto serão divulgadas no ato da inscrição. Conforme Yara, a intenção foi organizar uma programação variada e realizar o maior envolvimento possível com a comunidade, conclui.

foto: arquivo Comunicação