Reunião discute limpeza de terrenos

13/03/2015

Uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fiscais do setor de Urbanismo e a Vigilância Sanitária tratou na quinta-feira, 26, da limpeza de terrenos em São Sebastião do Paraíso. Os bairros Jardim das Acácias, Veneza e São Judas Tadeu são os que concentram maior incidência de focos do mosquito transmissor da dengue e o­nde residem a maioria das pessoas diagnosticadas com a doença.

O prefeito Rêmolo Aloise determinou a limpeza de terrenos, mesmo em propriedades particulares. A medida integra várias ações que acontecerão na cidade para coibir a proliferação da doença. “Já tivemos mais de 30 terrenos que foram limpos pela Prefeitura, isso jamais foi feito, acredito que desta forma que estamos agindo é a comunidade quem sairá ganhando”, comentou Gustavo Bernardino, responsável pelo setor de Zoonoses no município.

Além da intensificação das visitas dos agentes nas casas com observação mais rigorosa da situação das residências, terrenos e logradouros públicos, a campanha está se tornando mais intensa. O assunto já está sendo trabalhado na rede escolar do município para que os estudantes se tornem multiplicadores das informações de prevenção. Também os médicos do serviço municipal de saúde estão sendo capacitados para identificar os sintomas da doença e tomar as providências necessárias. Em várias regiões da cidade estão sendo realizados mutirões de limpeza de terrenos e quintais.

De acordo com a procuradora geral do município, Maria Salete dos Santos Caetano, a reunião realizada a pedido do prefeito, em conjunto com representantes da Secretaria de Meio Ambiente e os fiscais, foi motivada devido à grande preocupação surgida em relação a situação dos terrenos urbanos. Ela cita que, em época de chuvas, é facilitado o acúmulo de águas. A proposta é que se faça a imediata limpeza dos terrenos. “O mato alto e os terrenos sujos se tornam criadouro de animais peçonhentos, acaba se tornando esconderijo de material arrecadado de forma ilícita e precisamos acabar com isso”, aponta.

A partir desta reunião preliminar ficou acertado que será traçado um cronograma de ações, com trabalhados ostensivos visando obter resultados na limpeza dos terrenos, inclusive com relatórios semanais. Já a secretária de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Borges, avaliou que a reunião foi muito importante por tratar de uma ação em conjunto da Fiscalização de Urbanismo, Vigilância Sanitária e do setor de Meio Ambiente. “Teremos uma ação coordenada para que os fiscais sejam distribuídos de forma que, cada área tenha a sua fiscalização. Paraíso é uma cidade que possui um porte e fica difícil este trabalho feito somente por um dos segmentos”, concluiu.