Firmada parceria com Polícia Ambiental

02/03/2015

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso e o 3º Pelotão de Polícia Ambiental, com sede em Passos (MG) vão desenvolver em parceria dois projetos de Educação Ambiental: o Programa de Educacional Ambiental (Progea) e o Agente Ambiental Mirim. Durante reunião na quinta-feira, 26, foi apresentado um esboço das ações e atividades que serão realizadas em três escolas do município. O prefeito Rêmolo Aloise gostou da iniciativa e deu o aval para que as secretarias de Educação e a de Meio Ambiente possam prosseguir com o projeto.

O encontro realizado na Prefeitura contou com a presença do prefeito Rêmolo Aloise, da secretária de Meio Ambiente, Yara Lourdes de Souza Borges, da secretária de Educação, Regina Márcia Penha Pimenta, juntamente com diretores das escolas municipais Napoleão Volpe, Ibrantina Amaral e Francisco Daniel (distrito de Guardinha). Também compareceu o 1º tenente PM, Thiago Henrique Salgado, comandante do 3º Pelotão de Polícia Ambiental e o cabo Robson Augusto Domingos, técnico da Polícia Ambiental de Passos/MG.

O projeto abrangerá os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e tem o objetivo de tornar os estudantes competentes e hábeis para adoção de comportamentos socioambientais que visam contribuir para a sustentabilidade e qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente o­nde se encontram inseridos. As atividades poderão ser desenvolvidas como atividade extracurricular e multidisciplinar, podendo, também, serem ministradas em horários alternativos. Ao todo serão 12 encontros em ações que ocorrerão ao longo de seis meses.

Durante a reunião o tenente Salgado destacou Paraíso entre os 24 municípios atendidos pelo Pelotão da Polícia Ambiental. “Nenhuma outra cidade aqui da nossa região tem uma secretaria de Meio Ambiente tão atuante e bem representada igual temos aqui, em todas as vezes que procuramos, estão sempre prontos em atender”, enfatizou. O oficial destacou que o projeto que será  implantado no município fará com que as crianças sejam mais conscientes em relação às questões ambientais. “Tenho certeza que eles poderão ir além, vão envolver suas famílias e toda a comunidade acabará sendo envolvida e estará unida na construção de um meio ambiente saudável”, aponta.

O prefeito Reminho agradeceu as referências e aprovou a iniciativa das duas secretarias, deixando claro a sua aprovação pela iniciativa. Ele acrescentou que o meio ambiente relaciona-se com a saúde,  fatores que, juntos, refletem na qualidade de vida da comunidade. As secretarias de Educação e Meio Ambiente do município continuarão se reunindo com os integrantes da Polícia Ambiental para definirem detalhes da implantação do projeto nas escolas Francisco Daniel, Ibrantina Amaral e Napoleão Volpe.

foto: Gustavo Cezarino