Mutirão de limpeza comemora dia da água

25/03/2014

Com o apoio da comunidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso comemorou o “dia mundial da água” com um mutirão de limpeza realizado no entorno das lagoas do bairro San Genaro, no último sábado, 22 de março. A ação aconteceu das 8h às 13h e contou com a participação de outras secretarias, como Obras, Saúde (Vigilância Sanitária), Segurança Pública (Defesa Civil) e Educação, bem como a colaboração de parceiros, entre eles a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema), Associação de Coletadores (Acomparp) e o Rotary Clube.

A programação contou com palestra sobre a importância da comemoração da data e plantio simbólico de árvores, além de entrega de panfletos aos participantes e moradores do local. Simultaneamente a estas ações, foi realizada a limpeza da vegetação no entorno das lagoas, com a retirada de entulho e lixo. Durante o evento foi distribuído algodão-doce, pipoca, e realizada a pintura facial das crianças, uma parceria da Secretaria com a Associação de Desenvolvimento Ambiental e Amigos de Paraíso (Adaap).

Ao final da ação, foram recolhidos quatro caminhões de entulho e lixo, sendo aproximadamente 10 toneladas. Além disso, aconteceu uma blitz com apoio da Guarda Municipal e participação das crianças da rede de ensino, o­nde elas entregaram material de conscientização e brinde à população – folders, mostrando as maneiras de como economizar água e utilizar a lixeirinha de carro. A panfletagem também abrangeu, porta a porta, residências nos bairros Jardim Colapa, Jardim Europa, San Genaro, Jardim Planalto e Vila Nova, realizada pelas escolas municipais e turma do curso de Direito da Faculdade Libertas.

Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente fizeram uma análise prévia do tipo de lixo que é descartado próximo às lagoas a fim de formular uma ação educativa direcionada a moradores e frequentadores do local, incentivando as articulações para a gestão dos resíduos sólidos municipais.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges, o objetivo do mutirão foi conscientizar a população sobre a importância da conservação, manutenção e preservação das nascentes e mananciais (lagoas), dispondo de forma correta o lixo. Outro motivo proposto, foi a coleta regular de lixo, respeitando os dias e horários e, ainda, a separação do lixo seco reciclável, colaborando com a manutenção e limpeza da área no entorno. “Pensamos na realização desta ação nas lagos do San Genaro, que tem sua nascente na Lagoinha, justamente para sensibilizar a comunidade, no sentido de ver o que nós, seres humanos, somos capazes de fazer com a água que bebemos, respiramos e somos”, afirmou Yara.

VEJAM mais fotos desta ação em nossa página no Facebook. CLIQUE AQUI.