Intensificado Plano Municipal de Arborização

21/01/2014

São Sebastião do Paraíso é um dos poucos municípios mineiros que possuem Plano Municipal de Arborização, aprovado pela Câmara de vereadores para direcionar suas ações. O trabalho foi resultado de parceria entre município e as Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig) e sua elaboração foi realizada por meio de uma equipe composta por representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Obras, Agricultura, Educação e, ainda, as entidades Associação de Defesa Ambiental Amigos de Paraíso (Adaap), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Associação Regional dos Engenheiros e Agrônomos (Area), Associação Comercial, Câmara Municipal, Centro Educacional do Sudoeste Mineiro (Ceduc), Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Superintendência Regional de Ensino e Cemig.

A primeira ação resultante desta parceria foi a capacitação, pela Cemig, dos servidores que efetuam a poda de árvores em vias públicas. Atualmente, as árvores estão mais frondosas, não recebendo mais a poda drástica como anteriormente. O corte é feito apenas nos galhos que oferecem riscos ou afetam a rede elétrica. Depois, foi feito um inventário quantitativo das árvores existentes em vias públicas da área urbana. O resultado foi a existência de dez mil árvores de espécies variadas. No levantamento foi observado, ainda, a  largura das calçadas e a fiação elétrica. Os dados serviram de instrumento para planejar a escolha de espécies adequadas para os futuros plantios, bem como a forma que são plantadas, dando todas as diretrizes para a realização do plantio, poda e corte.

Após ser aprovado pela Câmara, através da Lei municipal 3764, de 6 de junho 2011, iniciou-se as ações com realização do plantio de espécies adequadas de quatro mil mudas nas principais ruas, avenidas e áreas verdes. Apesar da ocorrência de degradação em pontos determinados, o plantio foi considerado bem sucedido, uma vez que as árvores já se encontram em estágio médio de formação e floridas, como pode ser observado nas avenidas Delfim Moreira, Monsenhor Felipe  e Zezé Amaral.

O plantio das árvores é de grande importância para a cidade. Aém da função paisagística, a arborização proporciona às pessoas proteção contra ventos, diminuição da poluição sonora, absorção de parte dos raios solares, diminuição da temperatura, sombreamento, atração e ambientação de pássaros, absorção da poluição atmosférica, neutralizando os seus efeitos na população e valorização da propriedade pela beleza cênica. Nos novos loteamentos aprovados pela Prefeitura, é exigido o Plano de Arborização para o bairro.

Deste trabalho realizado, o município foi contemplado pela Cemig com um estudo realizado pela PRB Ambiental, uma empresa renomada especializada em Gestão de Manejo de Arborização Urbana e, também, realizou levantamento das árvores de vias públicas de Belo Horizonte. A PRB disponibilizou uma equipe que permaneceu na cidade por mais de duas semanas e foram acompanhados por equipe do município. Nos próximos dias será apresentado um diagnóstico que servirá de instrumento para a realização de novas ações, que visam sempre o plantio e a proteção das árvores.

Destaque — O Plano Municipal de Arborização foi apresentado como exemplo de planejamento nos seminários do Circuito Cemig, realizados em Passos, Uberlandia e Divinópolis. Para este ano, a Secretaria de Meio Ambiente pretende realizar plantios em novos locais e promover a substituição de espécies inadequadas que causam transtornos à população, entre eles, calçadas danificadas que podem causar acidentes, principalmente a idosos, problemas na fiação elétrica e telefônica e dificuldade de acesso aos portadores de necessidades especiais.

A Prefeitura vem trabalhando a cada dia com um compromisso maior em oferecer uma cidade arborizada de maneira correta, para que as pessoas possam usufruir dos benefícios oferecidos por morarem em uma cidade arborizada de forma planejada e responsável.