Setor de obras trabalha com várias demandas

31/01/2013

Funcionários públicos da Secretaria Municipal de Obras em São Sebastião do Paraíso retornaram às suas atividades em 2013 após o período de férias coletivas com diversas demandas para serem atendidas. A determinação no setor é atender, sem demora e dentro das possibilidades, a todos os pedidos feito pela população.

Com a volta do período das chuvas, aumentam-se também as reivindicações na zona rural para patrolamento das estradas. A Secretaria começou a roçar pontos críticos na estrada dos Marques e Morro Alto, com obras de limpeza de esgoto e caixa seca.

Limpeza e vistoria em bocas de lobo foram feitos em ruas do Jardim Coolapa, Jardim Itamaraty e Vila Dalva. Reparos em tubulação realizados no bairro Nossa Senhora Aparecida e San Genaro, além de abertura de valas para canalizar o Jardim Mediterranèe.

Na praça comendador José Honório (matriz), início da “operação limpeza”, houve poda de árvores, troca de luminárias e lavagem do calçadão. Reparos na iluminação aconteceram também na praça da Saudade (em frente ao cemitério), na quadra do bairro São Judas e no Teatro Municipal Sebastião Furlan.

Os semáforos em diversas ruas da cidade também passam por manutenção e a Secretaria de Obras acompanha, diariamente, o serviço de limpeza pública, que é terceirizado à empresa Consita. Enquanto não entra em funcionamento o aterro sanitário, máquinas movimentam terra e lixo no aterro controlado (lixão) às margens da rodovia MG 050.

Máquinas também realizam roçamento no aeroporto municipal. Em ruas do Jardim Canaã, Vila Ipê, Verona, Cristo Rei e Vila Santa Maria a roçada das ruas é feita de forma manual. No cronograma do Diário de Obras da Secretaria há, ainda, a manutenção em diversos pontos e serviços de limpeza que acontecem, paralelamente, no distrito de Guardinha.

Recapeamento — Neste primeiro momento, a Secretaria Municipal de Obras e Planejamento Urbano colocou frentes de trabalho em três locais: trecho da avenida Afonso Pena (em frente ao posto Coolapa) com a rua Dr. Noraldino Lima até a ligação com a rua Tabajara Pedroso; rua Santa Luzia (próximo ao Centro de Lazer San Genaro) e a rua desembargador Jorge Fontana, no Parque São Judas Tadeu – saída para São Tomás de Aquino. Os trabalhos foram executados pela empresa Cetenge Ltda. – vencedora da licitação.
 As máquinas não param e reposição asfáltica está em andamento na avenida Wenceslau Braz e nas ruas José Osias de Sillos e Dr. Placidino Brigagão. No Jardim das Hortências há serviço de recuperação de ruas e na zona rural, os trabalhos se concentram na estrada Guardinha/Sapé e Guardinha/Morro Alto.

Outros trechos — A Prefeitura também realizou obras de reforma da ponte localizada na estrada denominada Ressaca, nos fundos da Cooparaíso — que estava intransitável devido ao período de chuvas —, e trabalhos para conter uma erosão no final da rua Samuel Soares, no Jardim Itamaraty. Limpeza e reparo em bocas-de-lobo foram feitos na avenida Dárcio Cantieri (próximo ao trevo de acesso à rodovia MG 050 – saída para Passos).