Assinado contrato da 2ª fase de ETEs

22/03/2012

Em solenidade realizada na manhã de terça-feira (20/03), a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) e a empresa Prefisan Ltda., assinaram a ordem de serviço para o início imediato da segunda etapa das obras das três estações de tratamento de esgoto de São Sebastião do Paraíso, orçada em R$ 21, 624 milhões.

Além dos diretores e funcionários da companhia e do representante da empreiteira, participaram do evento o prefeito Mauro Zanin e seu vice, Márcio da Silveira, os secretários municipais de Obras e Planejamento Urbano, sete vereadores e o presidente do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema).

A construtora de Belo Horizonte, especializada em empreendimentos de saneamento, foi responsável pelas obras das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) do município de Alfenas, também geridas pela Copasa.

Alécio Tubaldini, presidente do Codema, comemora a construção e afirma que Paraíso está se tornando uma cidade de primeiro mundo no que diz respeito às questões ambientais. “Qual cidade da nossa região tem aterro sanitário e tratamento de esgoto? Vamos parabenizar a população de Paraíso por esse interesse”, diz.

Guilherme Frasson Neto, chefe do Departamento Sul da Copasa, apresentou aos convidados o andamento da primeira fase das obras no município. De acordo com o gerente distrital da companhia, Vasco Drázio Gil, a ação que vai tirar todo o esgoto da área urbana está adiantada e deve ser entregue em três ou quatro meses.

Em seguida, foi a vez de Mauro Zanin discursar. O prefeito enaltece a parceria de antiga data com a Copasa e lembra que o trabalho da companhia rendeu ao município o primeiro posto no ranking regional de qualidade de água tratada. Também afirma que, uma cidade que “se diz organizada”, que tem boa educação pública e que gera empregos deve enfrentar os desafios ambientais. “É marcante para nós, porque nós vamos destinar corretamente o lixo e também vamos tratar o esgoto sanitário”, completa.

Sobre a cobrança dos serviços, acrescida na conta de água da população, Zanin declara que alguém precisa pagar por isso. “Existe um custo, como qualquer serviço que nós recebemos enquanto cidadão. Se nós tivéssemos condições financeiras, técnicas, conhecimento para nós mesmos tratar o nosso esgoto, poderíamos optar por essa solução”. Ele lembrou que as famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família, do Governo Federal, serão isentas da cobrança da taxa. “Vamos isentar as famílias que mais necessitam de apoio da comunidade”.

Ao final, o presidente da Copasa, Ricardo Simões, declara que o momento é de reafirmar o compromisso assumido com a prefeitura e que, mais importante, é oferecer qualidade de vida à população.

A próxima etapa das obras de instalação do sistema implantará mais de 32 km de redes e interceptores em todo o município. Além disso, construirá três ETE’s, que serão responsáveis pelo tratamento e disposição final do esgoto sanitário das residências. Cada estação de tratamento terá seu próprio laboratório químico, que controlará a qualidade da água devolvida aos rios. Conforme previsão da Copasa, o projeto deve ser finalizado dentro de três anos.