Conselho Rural realiza FazCon 2011

28/11/2011

Em parceria com a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso e a Emater, o Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável e a Cooparaíso apresentaram o FazCon 2011. Realizado na quinta-feira, 17, no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho (Expar), o evento teve como objetivo promover a confraternização entre as associações rurais do município e celebrar a Semana Global do Empreendedorismo.

Marco Aurélio Alves de Paula, presidente do conselho, aproveitou a ocasião para destacar o bom momento vivido pela agricultura paraisense. De acordo com ele, o produtor arrecada cerca de R$ 150 milhões por ano com os dez principais produtos colhidos em suas lavouras.

O coordenador técnico da Cooparaíso, Marcelo Almeida, creditou esses números ao espírito empreendedor adotado pelo homem do campo. “É muito importante que o produtor seja um empresário para que ele consiga construir algo em sua propriedade”.

Nivaldo Milanezi, presidente da Associação dos Produtores Rurais da Queimada Velha, concordou com a declaração do coordenador da Cooparaíso e afirmou que os preços dos produtos agrícolas e as linhas de crédito diferenciadas funcionaram como combustível para que eles voltassem a investir em suas terras.

Participaram da mesa de abertura da FazCon 2011 o prefeito Mauro Zanin; o vice-presidente da Câmara, Henrique Matheus; Marco Aurélio Alves de Pádua; o coordenador técnico da Emater, Willen Guilherme de Araújo e a ex-prefeita de São Sebastião do Paraíso, Marilda Melles. Em seu pronunciamento, o vereador Henrique Matheus parabenizou os presidentes das associações rurais por manter as comunidades unidas e enalteceu o trabalho de Marilda Melles, que, segundo ele, apoiou a agricultura e acreditou no potencial dos produtores do município.

A ex-prefeita, homenageada pelo Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável, se emocionou ao se lembrar dos primeiros passos do conselho criado em sua gestão, há dez anos. “Ver as comunidades rurais caminhando sozinhas e crescendo a cada dia é um sonho realizado. quando eles me procuraram não havia união. Foi uma aglutinação de esforços e de sonhos. Eles se capacitaram e as coisas foram caminhando. A prova de que deu certo é que a prefeitura comprava alimentos para a merenda escolar de cidades distantes. Hoje, compra dos nossos produtores”.

Produtores rurais do município que se destacaram em 2011 também foram receberam homenagens.  João Paulo Soares, da comunidade de Queimada Velha, teve seu trabalho reconhecido na categoria Jovem Empreendedor. O homenageado seguiu os passos do pai e decidiu continuar no campo. O jovem trabalha para finalizar sua fábrica de pré-cozidos, utilizando 70% de recursos próprios.

O prêmio de Mulher Empreendedora foi para Edivânia Aparecida de Paula Freiria, moradora do bairro Morro Vermelho, que atuou na criação de um negócio que mudou a vida de diversas famílias de sua comunidade. Já na categira Empreendedor Rural 2011, foi eleito José dos Reis de Oliveira, que consegue manter suas lavouras certificadas apenas com o apoio de sua família.

Durante a abertura do evento, prefeito Mauro Zanin assinou um convênio com seis associações de famílias de produtores rurais do município. As comunidades que receberão o auxílio de R$ 5 mil são: Antinha/Volpes; Barreiro; Guardinha; Comunidade Nossa Senhora das Mercês; Queimada Velha e Itaguaba. O valor repassado deve ser utilizado na aquisição de produtos e serviços voltados à manutenção do maquinário agrícola. As demais associações assinarão o convênio logo que entregarem a documentação pendente ao município.

Após a assinatura, os presentes assistiram a uma palestra sobre empreendedorismo rural com o consultor do Sebrae-MG, Ricardo Niconiello Pinho. Ao final, os produtores visitaram stands de empresas que atuam no mercado de vendas de maquinário agrícola.